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Objetivo do curso

O Curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Superior de Educação Sant'Ana tem como objetivos gerais :

- formar profissionais de Educação Física que se reconheçam protagonistas na educação contemporânea em face das transformações sociais e, ao mesmo tempo, sintonizados com as especificidades regionais e locais, na produção e difusão dos conhecimentos relativos à cultura corporal de movimento.

- formar profissionais atentos e críticos em relação à sua área de intervenção profissional, sendo autônomos para a criar e recriar tempos/espaços pedagógicos em relação às práticas da cultura corporal de movimento, sempre atentos à legislação e os desdobramentos sociais e do mercado de trabalho;

- formar profissionais que valorizem as dimensões da corporeidade nas duas diversas manifestações, tanto em sua vida pessoal/familiar, em relação ao seu desenvolvimento como pessoa, como em sua vida profissional, tendo autonomia de pensamento e ação para administrar sua própria formação contínua.



Objetivos específicos

O curso de Licenciatura em Educação Física possui como objetivos específicos formar professores que tenham competência em:

- organizar e dirigir situações de aprendizagem; administrar situações de aprendizagem; trabalhar colaborativamente e entender processos de gestão da educação;

- utilizar novas tecnologias educacionais; aplicar processos pedagógicos baseados em pressupostos anátomo-biológicos e do desenvolvimento motor;

- propor e executar propostas relacionadas à cultura corporal (esportes, jogos, atividades rítmicas, entre outras) em situações pedagógicas diversas, sempre observando contextos sociais, na diferenciação entre local, regional e nacional.

Portanto espera-se uma atuação inovadora para atuação em planejamento, análise, utilização e avaliação das atividades referentes à sua formação.



Objetivos específicos

O Curso de Educação Física - Licenciatura Plena destina-se à formação de profissionais para atuarem na Educação Básica - educação infantil, ensino fundamental e médio - incluindo - educação de jovens e adultos, educação especial ensino técnico profissionalizante, em espaços educacionais formais e não formais, nos diferentes desdobramentos de tempos/espaços destinados à docência da Educação Física.

Nesta perspectiva, considera que o professor deve desempenhar as funções de organizador, facilitador, mediador, incentivador e avaliador do processo ensino aprendizagem, dimensionando conceitos fundamentais da Educação e da Educação Física, além das disciplinas pedagógicas necessárias para o pleno desempenho da docência. Em suma, os licenciados em Educação Física devem ao final do curso reunir habilidades e competências que os habilite para o exercício da docência em diversos e diferentes níveis e modalidades de ensino, em espaços formais e não formais, onde o conhecimento relativo à cultura corporal possa ser tratado de maneira pedagógica



Campos de atuação

Instituições públicas e privadas de ensino da educação básica até o ensino superior



Estrutura física

Laboratórios modernos, Ginásios Poliesportivos, Piscina aquecida, Campos de Futebol e uma biblioteca atualizada.



Diretrizes pedagógicas

As diretrizes pedagógicas do Curso de Educação Física - Licenciatura fundamentam-se no ensino, na pesquisa e na extensão voltados para a realidade educacional brasileira e, em particular a sua região de abrangência



Núcleos de pesquisa

O Curso de Licenciatura em Educação Física tem como pilares para a formação do profissional as atividades de extensão e pesquisa. A pesquisa como forma de produção de novos conhecimentos relativos à Cultura Corporal do Movimento. A extensão como intervenção na realidade municipal e regional, através de projetos, cursos, oficinas pedagógicas e eventos em geral.

Como linhas de ação para integrar Ensino/Pesquisa/Extensão são estabelecidas as linhas abaixo:

- Metodologia da Educação Física Escolar

- Pedagogia do Esporte

- Atividade física, esporte e lazer comunitário



Portaria de Reconhecimento

Portaria n. 286 de 21 de Dezembro de 2012



Matriz curricular

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Corpo docente

Alan José de Oliveira

Antonio Lucas Costa Scholz

Atlântico Ribeiro de Souza

Aurélio Luiz de Oliveira

Carlos Henrique Pedroso

Cleiber Marcio Flores

Clóvis Marcelo Sedorko

Cristiane Aparecida Costa

Fabrício Ferreira da Rosa

Jociane Pereira

Kelin Gerusa Peters Franco

Lucio Mauro Machado

Márcia Cristina Mello

Márcia Fernanda de Rezende Siqueira

Maria Elganei Maciel

Mariana de Martino

Nelson da Rocha França Junior

Neuza de Fátima Brandellero

Paulo Fernando Zaratini

Walderson Nunes de Freitas



Regulamento de Atividades Complementares

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Documentos para TCC

Carta de aceite e relatório de orientações
Relatório para ouvintes de TCC
Modelo de Slide para TCC


Regulamento das Atividades Complementares

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Horário de aulas 2024/1

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