Fonoaudiologia




Perfil do Curso

Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral, escrita e viso espacial, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição (CFFa, Conselho Federal de Fonoaudiologia).
As áreas da Fonoaudiologia são:
• Linguagem: A linguagem tem por objetivo a prevenção, avaliação, diagnóstico funcional e tratamento de problemas relacionados a linguagem oral e a linguagem escrita.
• Voz: É a especialidade que tem como objetivo a prevenção, avaliação,diagnóstico funcional e tratamento de problemas relacionados às disfonias e estética vocal.
• Audição: Ligada à prevenção, avaliação, diagnóstico funcional e o tratamento de problemas relacionados à audição e ao equilíbrio.
• Motricidade Orofacial: Tem como objetivo a prevenção, a avaliação, o diagnóstico funcional e tratamentos de problemas relacionados ao sistema estomatognático assim como com estática facial.
• Saúde Coletiva: É a aplicação dos conhecimentos médicos, enfeixados pelos epidemiológicos com o objetivo de impedir a incidência de doenças nas populações.



Objetivos do Curso

Objetivo Geral

Formar bacharéis generalistas em Fonoaudiologia com posicionamento humanista, crítico e com ação reflexiva. Capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no campo clínicoterapêutico e preventivo das práticas fonoaudiológicas.

Objetivos Específicos

• Formar um profissional generalista voltado para a Promoção de Saúde, capaz de prevenir, avaliar, diagnosticar e atender os distúrbios da comunicação humana, bem como de aperfeiçoar os padrões de audição, voz, deglutição, fala e linguagem humanas (oral, gráfica e viso-espacial).
• Habilitar o profissional fonoaudiólogo ao ensino e desenvolvimento de pesquisa em sua área de atuação e voltado à ação interdisciplinar, em consonância com os princípios éticofilosóficos e por uma postura crítico-reflexiva.
• Estimular o auto-desenvolvimento através do ensino, da pesquisa, da extensão e da educação continuada com visão globalizada que forneçam subsídios para as transformações necessárias à realidade da comunidade;
• Possibilitar a compreensão da importância da articulação entre as ações e do princípio da integralidade na Atenção à Saúde Coletiva;
• Fornecer subsídios para compreender as Políticas de Saúde e as Normas sanitárias gerais da Região onde exercer a profissão;
• Fornecer condições de atuação em prol da prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde individual e coletiva dentro de princípios éticos, sociais, políticos, econômicos e culturais;
• Possibilitar o reconhecimento de que a cultura dos indivíduos, a participação efetiva e concreta na elaboração e desenvolvimento de estratégias em Saúde Pública se constitui na melhor forma de controle sobre sua saúde e sobre o meio ambiente;
• Fortalecer no Ensino de Graduação em Fonoaudiologia a perspectiva de iniciação científica, enquanto um processo contínuo e permanente, subsidiando a formação do cidadão.
• Sensibilizar e estimular a continuidade dos estudos de aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado.



Mensalidade

Valores para 2017

Valor planilha: R$ 1.530,00
Valor com bonificação para o pagamento até o dia 20 de cada mês: R$ 870,00



Matriz curricular

Click aqui para ver a matriz curricular


Corpo Docente

BARBARA MAFRA
CARLA CRISTINA POLIDO PIRES
CLEIBER MARCIO FLORES
CRISTIANE APARECIDA COSTA
FRANCIELLE B M DE CASTRO
FRANCINE MARSON COSTA
HENRIQUE WAMBIER
IZABELE CAROLINE RODRIGUES GOMES
LUCIO MAURO BRAGA MACHADO
MARCIA FERNANDA SIQUEIRA REZENDE
PAULO FERNANDO ZARATINI
TATIANE DA SILVA VIEIRA



Portaria de autorização do Curso

Portaria n. 322 de 28 de dezembro de 2012 - Click aqui para acessar a portaria no Diário Oficial da União


Horário de aulas 2017/1

Click aqui para acessar os horários


Link para periódicos online da área

Revista CEFAC
Revista da SBFa
Revista CODAS
Revista Distúrbios da Comunicação
Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia
Dental Press
Cadernos de Saúde Pública
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial – ABPEE
Revista Brasileira de Qualidade de Vida
Jornal de Pediatria