KANT: uma proposta da relação entre a educação, a cultura e a razão esclarecida

Donizeti Pessi, Ingrid Gayer Pessi, Ana Luíza Ruschel Nunes

Resumo


O presente artigo é de caráter bibliográfico, e fundamentado no pensamento kantiano, orientado para a investigação do problema pedagógico na formação educacional do sujeito. Objetiva compreender a relação entre o Iluminismo como proposta de Esclarecimento [Aufklärung] e a educação esclarecida como elemento fundamental possuído pelo o homem para disponibilizar seus talentos a favor da humanidade. A educação filosófica esclarecida leva o homem a valorizar a sua existência assumindo sua essência. Oferece ao homem a saída da menoridade para a maioridade pelo entendimento e sensibilidade. Kant defendeu a educação na perspectiva pedagógico-filosófica de educar para ideia de humanidade e propõe que essa venha a dar condições emancipatórias ao homem, amparando e cuidando dessa criatura frágil, lutando pela sua autonomia. Os resultados constituem-se na verificação dessa proposta como possibilidade educacional.


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