KANT: uma proposta da relação entre a educação, a cultura e a razão esclarecida

Autores

  • Donizeti Pessi UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Ingrid Gayer Pessi UNINTER
  • Ana Luíza Ruschel Nunes UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

O presente artigo é de caráter bibliográfico, e fundamentado no pensamento kantiano, orientado para a investigação do problema pedagógico na formação educacional do sujeito. Objetiva compreender a relação entre o Iluminismo como proposta de Esclarecimento [Aufklärung] e a educação esclarecida como elemento fundamental possuído pelo o homem para disponibilizar seus talentos a favor da humanidade. A educação filosófica esclarecida leva o homem a valorizar a sua existência assumindo sua essência. Oferece ao homem a saída da menoridade para a maioridade pelo entendimento e sensibilidade. Kant defendeu a educação na perspectiva pedagógico-filosófica de educar para ideia de humanidade e propõe que essa venha a dar condições emancipatórias ao homem, amparando e cuidando dessa criatura frágil, lutando pela sua autonomia. Os resultados constituem-se na verificação dessa proposta como possibilidade educacional.

Biografia do Autor

Donizeti Pessi, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutorando em Educação (Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG), Mestre em Teologia (PUCPR), Especialista em Filosofia Contemporânea (FACEL/Curitiba-PR); Bacharelado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae - livre e Licenciado em Filosofia pela Faculdade Padre João Bagozzi . Professor Colaborador do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Tem experiência na área de Filosofia, Educação, Teologia e Artes.

Ingrid Gayer Pessi, UNINTER

Mestranda Em Educação e Novas Tecnologia - UNINTER (Curitiva/PR). Possui Licenciatura Plena em Pedagogia - Magistério para a Educação Básica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR (2006). Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica, pelo Instituto Superior de Ensino da América Latina (ISAL/BRASIL). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e Orientação Pedagógica. Atua como Coordenadora Pedagógica e professora de Ensino Superior. Tem experiência, ainda, como Tutora do Curso de Licenciatura em Pedagogia à Distância da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR.

Ana Luíza Ruschel Nunes, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Curso de Educação Artística Licenciatura Curta pela Universidade Federal de Santa Maria (1976), graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP/SP (1997). Estágio Pós-Doutorado no Programa de Pós -Graduação em Artes Visuais,da Universidade do Estado de Santa Catarina/SC(2016-2017) Atualmente é professora doutora adjunto 4 e atua no mestrado e doutorado do Programa de Pós - Graduação em Educação, no Departamento de Artes e no Curso de Graduação em Artes Visuais. É membro ativo da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, Representante da FAEB no Consejo Latinoamericano de Educación por el Arte,Vice-Presidente da Federação dos Arte/Educadores do Brasil- FAEB (Gestão 2013-2014), Presidente da Federação dos Arte/Educadores do Brasil- FAEB ( Gestão 2015-2016) ;Coordenadora do Projeto PIBID, Edital 02/2009 e do projeto PIBID 061 (2013) da Universidade Estadual De Ponta Grossa/PR. Tem experiência na área de Arte, com ênfase em Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Artes Visuais; Formação de Professores; Pesquisa em Artes Visuais e poética, Pesquisa em Educação, Arte,Tecnologia,Ciência e Educação; Ensino e aprendizagem em Arte; Experiência estética e Arte; Políticas Públicas e Artes.

Downloads

Publicado

14-09-2017

Como Citar

Pessi, D., Pessi, I. G., & Nunes, A. L. R. (2017). KANT: uma proposta da relação entre a educação, a cultura e a razão esclarecida. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 1(2), 209-227. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/100

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)