AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DA SOCIEDADE NEOLIBERAL

Autores

  • Eliza Ribas Gracino Universidade Estadual de Pònta Grossa
  • Vera Lucia Martiniak Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

 A proposta deste artigo é discutir em que consistem as políticas educacionais, e qual sua influencia na construção do currículo escolar que oportunize o direito de todos a educação. O texto aponta que durante toda a história de construção das políticas educacionais, estas sempre estiveram vinculadas aos interesses da classe dominante, em manter a hegemonia e a homogeinização. A compreensão das políticas educacionais e do currículo que orientam,  a educação clarificam as relações de poder que se estabelecem entre o Estado e a sociedade, e os interesses sobre que indivíduo será formando a partir dessas políticas, uma vez que articula-se à construção de um projeto de sociedade. Para a sociedade capitalista, de cunho neoliberal os interesses são o de alimentar o individualismo e a competitividade, negligenciando uma educação de qualidade à classe trabalhadora, a fim de que estes não percebam as relações sociais, interessadas em manter o status quo.

Biografia do Autor

Eliza Ribas Gracino, Universidade Estadual de Pònta Grossa

Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas História e Sociedade nos Campos Gerais-PR - HISTEDBR - UEPG. Mestre em Educação pela Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa - linha de pesquisa História e política educacionais (2016). Especialista em Psicopedagogia institucional e clínica (2011), Educação Especial : Atendimento as necessidades especiais (2009) e Educação Infantil e séries iniciais do ensino fundamental (2007). Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005). Participou como pesquisadora de projetos de pesquisa cadastrados no diretório do CNPq: "A violência na escola e o papel da equipe de gestão: uma análise das escolas municipais de Ponta Grossa." (2003-2004) e "Conhecer, amar e educar: uma pesquisa-ação junto a educadores de crianças institucionalizadas (2004-2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento Institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação do educador, gestão escolar, política educacional e história da educação: instituição escola

Vera Lucia Martiniak, Universidade Estadual de Ponta Grossa

possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1998), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2003), doutorado em Educação, na linha de concentração em História, Filosofia e Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG na linha de História e Políticas Educacionais e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas História Sociedade e Educação-HISTEDBR da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Professora da pós-graduação na disciplina de Pedagogia Histórico-crítica, Fundamentos e Políticas Públicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, história das instituições escolares, formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Atua também com projetos e programa de extensão e na coordenação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Referências

ARIÈS. P. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman.2. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1981.

AZEVEDO, J. M. Lins de. A educação como política pública. Campinas, SP: Auto-res Associados, 2001. v. 56. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo).

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília. Senado Federal: Centro Gráfico, 1990.

CANDEIAS, A. Políticas educativas contemporâneas: críticas e alternativas. Re-vista Educação & Realidade, v. 20, n.1, jan/jun. 1995.

CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

CARNOY, M. LEVIN, H. Escola e trabalho no Estado Capitalista. São Paulo: Cor-tez, 1993.

CORTELLA, M. S. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e po-líticos. 5.ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2001. (Coleção prospectiva; 5)

DALLARI, D de A. Um breve histórico dos direitos humanos. CARVALHO, J. S. Educação, Cidadania e Direitos Humanos. Petrópolis Rio de Janeiro: Vozes, 1994, p. 19-42.

DEMO, P. Aprendizagem no Brasil: ainda muito por fazer. Porto Alegre: Mediação, 2004.

FALEIROS, V.P. Infância e Adolescência: trabalhar, educar, assistir, proteger. Revista Agora, ano I, no 1 outubro de 2004 – ISSN – 1807-698 X.

_____. O que é política social. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1991.

FERREIRA, E. B; OLIVEIRA, D. A. (org). Crise da escola e políticas educativas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

FERNÁNDEZ, A. O saber em jogo. Porto Alegre: Artmed, 2001.

FONSECA, C. Caminhos da adoção. São Paulo: Cortez, 1995.

KRUG, A. Ciclos de formação: uma proposta transformadora. Porto Alegre: Editora Mediação, 2006.

MARCHESI, Á. Mudanças sociais e mudanças educacionais na América Latina. In: Educação na América Latina e no Caribe: análise de perspectivas. Brasília: UNESCO, OREALC, 2002, pp. 97-112.

MARCÍLIO, M.L. História social da criança abandonada. São Paulo: Hucitec, 1998

MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo, Martins Fontes, 1977.

MAZZOTTA, M. J. S. Identidade Dos Alunos Com Necessidades Educacionais Especiais No Contexto da Política Educacional Brasileira. Movimento: Revista de Educação da Universidade Federal Fluminense. Educação Especial e Inclusiva. N.7. Niterói:EdUFF, 2003. p.11- 18.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

NAGLE, J. Educação e sociedade na Primeira República. São Paulo, EPU USP, 1974.

OZGA, J. Investigação em políticas educacionais: terreno de contestação. Porto: Porto, 2000.

SACRISTÁN. J. G. Educar e Conviver na Cultura Global: As exigências da cidadania. Porto Alegre: Artmed, 2002. P. 201-263.

SAVIANI, D. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Asso-ciados, 2007.

_____. Escola e democracia. São Paulo: Cortez, 1986.

SCOTTO, A. A Inclusão Escolar na Rede de Ensino Estadual. Disponível em <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ent_a.php?t=004>. Acesso em: 24/10/2005.

SILVA, E. R. A. S. (Coord.). O direito à convivência familiar e comunitária: os abrigos para crianças e adolescentes no Brasil. IPEA/CONANDA, 2004.

SINGER. P. A cidadania para todos. In: PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi (Orgs.). História da Cidadania. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2003. pp. 191-264.

VIEIRA, E. A política e as bases do direito educacional. Disponível em //http:www.scielo.br//. Acesso em 01 ago. 2006

ZEMELMAN, H. Sujeito e sentido: considerações sobre a vinculação do sujeito ao conhecimento que constrói. In: SANTOS, B. S. (org.) Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revisitado. São Paulo: Cortez, 2004. p. 457-468.

Downloads

Publicado

20-02-2017

Como Citar

Gracino, E. R., & Martiniak, V. L. (2017). AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DA SOCIEDADE NEOLIBERAL. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 1(1), 14-30. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/13

Edição

Seção

Artigos