O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SEUS USOS A PARTIR DO PROCESSO DE ESCOLHA

Autores

  • Luciano de Oliveira Doutorando em Educação pela Unicamp.

Resumo

O presente estudo investigou os modos de usos do livro didático de língua portuguesa a partir do processo escolha. Como procedimento metodológico, foi adotado o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) de Lefreve e Lefreve (2005) por meio da análise de questionários respondidos por professores de cinco escolas da rede pública de ensino, pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa- PR. Tendo caráter qualitativo esta pesquisa teve como suporte teórico Chartier (2002, 2009), Batista e Val (2004), Geraldi (2006), Silva (1988,1993,1996) e Heller (1989). Constatou-se através da análise dos dados do material empírico, que as práticas de trabalho dos professores de língua portuguesa em sala de aula, estão ancoradas no livro didático, direta ou indiretamente, e daí parte a pluralidade dos usos. Verificou-se também, que há descompasso entre o que apregoam os documentos legais relacionados ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), e o processo de escolha ocorrida nas escolas públicas da rede estadual de ensino. Cumpre destacar a partir desta investigação, que para melhoria da qualidade de ensino, é necessário dar espaço e tempo para discussão sobre a Política do livro didático, o papel que desempenha o Estado brasileiro em relação a parceria  com as editoras privadas, bem como os usos do livro didático em escolas públicas.

Biografia do Autor

Luciano de Oliveira, Doutorando em Educação pela Unicamp.

Doutorando em Educação (UNICAMP), mestre em Educação (UEPG), pós-graduado em Gestão Educacional e Língua Portuguesa e Literatura. Graduado em Língua Portuguesa.

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Publicado

20-02-2017

Como Citar

Oliveira, L. de. (2017). O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SEUS USOS A PARTIR DO PROCESSO DE ESCOLHA. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 1(1), 31-46. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/16

Edição

Seção

Artigos