A LEITURA COMO FERRAMENTA PARA DESENVOLVER OS SETE SABERES PROPOSTOS POR EDGAR MORIN

Autores

  • Francine Baranoski Pereira UTFPR - Câmpus Ponta Grossa
  • Siumara Aparecida de Lima UTFPR - Campus Ponta Grossa

Resumo

Este artigo apresenta reflexões pertinentes ao ensino da leitura e a promoção dos Sete Saberes propostos por Edgar Morin. O objetivo é refletir como os Sete Saberes podem ser desenvolvidos por meio da leitura nas múltiplas disciplinas que entendem os currículos dos cursos, em quaisquer níveis de ensino. Dado o caráter multidisciplinar da leitura, entende-se que ela pode estar a serviço de integrar o conhecimento fragmentado, permitindo mudanças de crenças, que presas à ilusões, impedem a visão total da realidade. A abordagem metodológica, do ponto de vista dos procedimentos técnicos, parte-se de um enfoque argumentativo de caráter bibliográfico. O estudo apresentado compõe parte do resultado de discussões na disciplina de Docência e Empreendedorismo, do Programa de Mestrado de Ensino de Ciência e Tecnologia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Ponta Grossa – PR.

Biografia do Autor

Francine Baranoski Pereira, UTFPR - Câmpus Ponta Grossa

Mestra em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR 2015)Grupo de Estudos LEC (UTFPR)

Siumara Aparecida de Lima, UTFPR - Campus Ponta Grossa

Doutora em Estudos Linguísticos (UFPR  2008)Grupo de Estudos LEC (UTFPR)

Referências

BRASIL – Ministério da Educação e do Desporto (1997). Parâmetros curriculares nacionais – Língua Portuguesa. Brasília: Secretaria de Ensino Fundamental.

Disponível em: http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=444534. No Brasil, 38% dos universitários são analfabetos funcionais. Acesso em 31/05/2013.

LIMA, Maria da Glória Soares Barbosa (UFPI). Saberes e competência profissional: aspectos mediadores de desenvolvimento profissional. Disponível emhttp://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento2004/GT.2/GT2_33_2004.pdf. Acesso em 31/05/2013.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. – 2.ed. – São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.

OLIVEIRA, J. M. Ciência e divulgação científica: reflexões sobre o processo de produção e socialização do saber. In: Periodística: revista acadèmica, v. 11, 2008.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores – saberes da docência e identidade do professor. In: Revista da Faculdade de Educação. Disponível em http://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33579. Acesso em: 31/05/2013

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

20-02-2017

Como Citar

Baranoski Pereira, F., & de Lima, S. A. (2017). A LEITURA COMO FERRAMENTA PARA DESENVOLVER OS SETE SABERES PROPOSTOS POR EDGAR MORIN. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 1(1), 47-54. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/20

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)