ESTUDOS EM COMUNIDADES DE PRÁTICAS: UMA ABORDAGEM SOB A ÓTICA DA HERMENÊUTICA

Autores

  • Zélia Halicki Universidade Positivo
  • Rosaly Machado Universidade Positivo
  • Adriano Stadler Instituto Federal do Paraná
  • Sieglinde Kindl da Cunha Universidade Positivo

Resumo

A aprendizagem colaborativa é um conceito que vem se difundido no meio social, a partir da velocidade da criação e disseminação de informações, também pelo fato de que o tempo e o espaço não podem ser barreiras para que criem comunidades de prática, em que a aprendizagem seja construída de maneira democrática. Nesse sentido, o presente estudo justifica-se teórico-empiricamente por retratar as formas de construção de conhecimento em uma comunidade de prática em um ambiente de grupo de estudos, pois através da análise do objeto de estudo, abre-se margem para a compreensão e a ressignificação da aprendizagem em outros tipos de grupos. O objetivo geral deste estudo foi analisar como se dá a construção do conhecimento em uma comunidade de prática organizada a partir de grupo de estudos. Avaliar objetos a partir do posicionamento positivista, apesar de este representar o mainstream no meio acadêmico, pode deixar margens à serem aparadas e lacunas, as quais podem representar relevantes resultados, por isso a utilização da pesquisa qualitativa, pertencente a um paradigma subjetivista traz novos olhares a objetos já conhecidos. O presente estudo utiliza do método da observação participante, triangulado com outras estratégias, como a utilização de mídias de áudio e vídeo, mídias sociais, gravações e depoimentos dos participantes do grupo de estudos analisado.

Biografia do Autor

Zélia Halicki, Universidade Positivo

Doutoranda em Administração pela Universidade Positivo. Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí.Docente no ensino superior desde 2003. Experiência na área de coordenação de curso de graduação e pós graduação. Atualmente atua na coordenação de ensino de uma IES privada.

Rosaly Machado, Universidade Positivo

Doutoranda em Administração pela Universidade Positivo. Professora e Membro do Colegiado de Curso e Coordenadora de Estágio Supervisionado no Departamento de Ciências Contábeis na Universidade Estadual de Ponta Grossa–UEPG

Adriano Stadler, Instituto Federal do Paraná

Doutor em Administração e Turismo pela Univali, com estágio doutoral na Glasgow Caledonian University - UK. Atualmente é professor dedicação exclusiva do IFPR - Instituto Federal do Paraná. 

Sieglinde Kindl da Cunha, Universidade Positivo

Bolsista produtividade em Pesquisa. Doutora em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade de Campinas. Professora titular do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração PMDA e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental - PGAMB da Universidade Positivo. Atua como coordenadora na linha de pesquisa de Estratégia, Empreendedorismo e Inovação, e é coordenadora do Grupo de Pesquisa Inovação e Sustentabilidade do PMDA.

Downloads

Publicado

14-09-2017

Como Citar

Halicki, Z., Machado, R., Stadler, A., & Cunha, S. K. da. (2017). ESTUDOS EM COMUNIDADES DE PRÁTICAS: UMA ABORDAGEM SOB A ÓTICA DA HERMENÊUTICA. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 1(2), 195-208. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/23

Edição

Seção

Artigos