AS AÇÕES FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM FOCO NO LETRAMENTO

Carolina Miara Froner, Juliana Pinto Viecheneski, Analia Maria de Fátima Costa

Resumo


O presente artigo tem por objetivo apresentar contribuições de ações formativas, com foco no letramento, desenvolvidas junto a um grupo de professores da Educação Infantil de uma escola particular do município de Paulo Afonso – BA. A metodologia envolveu momentos de leituras, estudos dirigidos, discussões, planejamentos coletivos e socialização de experiências pedagógicas, favorecendo assim, o processo de articulação entre a teoria e a prática. Os principais resultados mostraram que a partir da formação continuada, os professores reelaboraram as suas práticas e efetivaram um trabalho na ótica do letramento, desenvolvendo atividades significativas a partir de brincadeiras e ambientes diversificados. As ações formativas contribuíram para o crescimento profissional dos professores, para o desenvolvimento de novas ações pedagógicas, com diferentes agrupamentos dos alunos e uso de diversos ambientes e gêneros textuais. Os encontros formativos propiciaram, também, a união da equipe escolar, que se mostrou mais motivada, cooperativa e comprometida com o processo de ensino e aprendizagem dos seus alunos. 

Palavras-chave: Alfabetização.  Letramento. Formação Continuada. Educação Infantil.


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