NÍVEL DE ATIVIDADES FÍSICAS DOS ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA FACULDADE SANTANA

Luiz Gustavo Boita, Rafael Reinaldo Cavali, Clóvis Marcelo Sedorko

Resumo


Resumo: Este estudo objetivou identificar o nível de atividades físicas de acadêmicos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Faculdade Santana. A amostra foi composta por 43 acadêmicos, regularmente matriculados no primeiro período dos respectivos cursos e o instrumento utilizado para coleta de dados foi o Questionário Internacional de Atividades Físicas (IPAQ), versão curta. Os resultados obtidos revelam que 74% dos acadêmicos apresentam um nível de atividades físicas considerado satisfatório. Contudo, um percentual de 6,9% desses estudantes foram categorizados como sedentários, fato que desperta preocupação, considerando que esses acadêmicos serão futuramente os profissionais responsáveis pela orientação correta acerca dos benefícios das atividades físicas para a saúde.

Texto completo:

PDF

Referências


INSTITUTO Brasileiro de Geografia e estatística – IBGE. Obesidade atinge mais de 40% da população brasileira. Disponível em: < http://teen.ibge.gov.br/noticias-teen/2836-obesidade-atinge-mais-de-40-da-populacao-brasileira.html>. Acessado em 20 de abril de 2017.

KELLER, et al. Qualidade de vida e nível de atividade física de universitários do curso de Educação Física da Universidade Federal do Paraná. Revista Digital Bueno Aires, ano16, n. 156, Maio de 2011.

MARCONDELLI, P., COSTA, T. H. M., SCHMITZ, B. A. S. Nível de atividade física e hábitos alimentares de universitários do 3º ao 5º semestres da área da saúde. Revista de Nutrição, Campinas, 21(1): 39-47, jan./fev., 2008.

MELO, A. B., et al. Nível de atividades física dos estudantes dos estudantes de graduação em Educação Física da Universidade Federal do espirito Santo. J. Phys. Educ. v. 27, 2016.

NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 4. ed. Londrina: Midiograf, 2006.

RODRIGUES, H. W. G., BORGES JUNIOR, M., WILKE, N. Nível de atividade física em estudantes do curso de Educação Física: um estudo de caso. Revista Digital Bueno Aires, ano15, n. 148, setembro de 2010.

SILVA, G. S. F, et al. Avaliação do nível de atividade física de estudantes de graduação das áreas saúde/biológica. Rev Bras Med Esporte _ Vol. 13, Nº 1 – Jan/Fev, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.