A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E O PAPEL DO PROFESSOR NO COTIDIANO ESCOLAR

Tatiane Aparecida de Barros Azambuja, Analia Maria de Fátima Costa

Resumo


A presente pesquisa trata sobre: “A inclusão da pessoa com deficiência e o papel do professor no cotidiano escolar”.Este trabalho foi realizado em uma escola pública da cidade de Ponta Grossa-Pr, direcionado à (três )professoras que atuam com crianças com deficiência, com a intencionalidade de se comprovar como acontece a inclusão da criança especial e o papel do professor como mediador para que esse processo ocorra.  O referencial teórico traz a trajetória histórica da inclusão ao longo dos anos e o  papel do professor no contexto da inclusão no ambiente do ensino regular.


Texto completo:

PDF

Referências


ARANTES, Valéria Amorim (Org). Inclusão Escolar. São Paulo: Summus, 2006.

CAMPBELL, Selma Inês. Múltiplas Faces da Inclusão. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2009.

FERREIRA, Elisa Caputo; GUIMARÂES Marly. Educação Inclusiva. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

FERNANDES, Sueli. Fundamentos para educação especial. 2. ed. rev. e atual. Curitiba: Ibpex, 2011.

GAIO, Roberta; MENEGHETTI, Rosa G. Krob. Caminhos Pedagógicos da Educação Especial. 4 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007

GLAT, Rosana; PLETSCH, Marcia Denise. Inclusão Escolar de Alunos com Necessidades Especiais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.