A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E O PAPEL DO PROFESSOR NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • Tatiane Aparecida de Barros Azambuja
  • Analia Maria de Fátima Costa

Resumo

A presente pesquisa trata sobre: “A inclusão da pessoa com deficiência e o papel do professor no cotidiano escolar”.Este trabalho foi realizado em uma escola pública da cidade de Ponta Grossa-Pr, direcionado à (três )professoras que atuam com crianças com deficiência, com a intencionalidade de se comprovar como acontece a inclusão da criança especial e o papel do professor como mediador para que esse processo ocorra.  O referencial teórico traz a trajetória histórica da inclusão ao longo dos anos e o  papel do professor no contexto da inclusão no ambiente do ensino regular.

Referências

ARANTES, Valéria Amorim (Org). Inclusão Escolar. São Paulo: Summus, 2006.

CAMPBELL, Selma Inês. Múltiplas Faces da Inclusão. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2009.

FERREIRA, Elisa Caputo; GUIMARÂES Marly. Educação Inclusiva. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

FERNANDES, Sueli. Fundamentos para educação especial. 2. ed. rev. e atual. Curitiba: Ibpex, 2011.

GAIO, Roberta; MENEGHETTI, Rosa G. Krob. Caminhos Pedagógicos da Educação Especial. 4 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007

GLAT, Rosana; PLETSCH, Marcia Denise. Inclusão Escolar de Alunos com Necessidades Especiais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2011.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

16-11-2017

Como Citar

Azambuja, T. A. de B., & Costa, A. M. de F. (2017). A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E O PAPEL DO PROFESSOR NO COTIDIANO ESCOLAR. Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 15. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/158

Edição

Seção

Resumo Expandido