A GAGUEIRA INFANTIL E SUA INFLUÊNCIA NO ÂMBITO FAMILIAR

Bruna de Almeida, Karine Aparecida Dzulinski, Karine Aparecida Dzulinski, Tatiane da Silva Vieira, Tatiane da Silva Vieira

Resumo


A comunicação é a maneira como o indivíduo se comunica com o meio externo, uma vez que essa habilidade se encontra alterada irá acarretar em diversos aspectos da qualidade de vida. A gagueira infantil abrange cerca de 1% da população de crianças, afetando o ambiente familiar, escolar e social dessas crianças. A adesão familiar se torna fundamental para o desenvolvimento do tratamento, evitando patologias crônicas e distúrbios multifatoriais.

Texto completo:

PDF

Referências


JAKUBOVICZ, Regina; BASBAUM, Fernanda Tavares. Tratamento da gagueira na criança. Exercícios práticos para construir a fluência. Rio de Janeiro: Revinter, 2012.

MARTINS; Eliana de Menezes V. Gagueira e família: concepções, atitudes e sentimentos manifestados no discurso das mães. Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto - SP: 2002. Disponível em: . Acesso em: 27 de set. de 2017.

OLIVEIRA, Cristiane Moço Canhetti de et al. Fatores de risco na gagueira desenvolvimental familial e isolada. São Paulo: Rev. CEFAC, vol. 13. n. 2, 2010. Disponível em: . Acesso em: 21 de set. de 2017.

PRATES, Letícia Pimenta Costa Spyer; MARTINS, Vanessa de Oliveira. Distúrbios da fala e da linguagem na infância. Revista médica de Minas Gerais, 2011. Disponível em: . Acesso em: 27 de set. de 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.