OS BENEFÍCIOS DA TERMOTERAPIA NA FONOAUDIOLOGIA

Angelita Staveski, Tatiane da Silva Vieira

Resumo


Apresentar através da revisão literária a hipertermoterapia (terapia com calor), amplamente utilizada na fisioterapia e educação física e seus benefícios comprovados na fonoaudiologia. Nos achados na literatura a hipertermoterapia utilizada na fonoaudiologia evidenciou-se a melhora estatisticamente significativa para os parâmetros como hiperemia, edema, movimento muco-ondulatório e coaptação glótica, principalmente em cantores de alta demanda vocal. A efetividade do uso da hipertermoterapia na fonoaudiologia não depende somente dos objetivos da terapia, mas sim do conhecimento e experiências do terapeuta para tomada de decisão correta na escolha da modalidade terapêutica.

Texto completo:

PDF

Referências


FELICE, T. D.; SANTANA, L. R. Recursos Fisioterapêuticos (Crioterapia e Termoterapia) na espasticidade: revisão de literatura. Disponível em: Acesso em: 20 set 2017.

FURLAN, R.M.M.M., GIOVANARDI, R.S., BRITTO, A.T.B.O., BRITTO, D.B.O., O Emprego do Calor Superficial para Tratamento das Disfunções Temporomandibulares: Uma Revisão Integrativa. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/codas/v27n2/pt_2317-1782-codas-27-02-00207.pdf> Acesso em 3 de setembro de 2017.

PIMENTA, J.O Quente e o Frio da Voz. 1ªedição.Editora INC-SP 2016.

Pg 33-62, 180-193.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.