MACONHA: HISTÓRIA E REFLEXÃO DIANTE DAS PROBLEMÁTICAS ATUAIS

Helen Caroline Menezes Rosa, Camila Elias, Andresa Ribeiro de Oliveira, Marcelo Wisniewski

Resumo


O trabalho traça uma linha histórica do uso da maconha até os dias atuais, como o uso do Canabidiol e de seus efeitos no tratamento de doenças, fato este que contribui para as divergências presente na sociedade a respeito da utilização da substância e seus derivados. Pretende-se através de uma revisão bibliográfica, analisar os fatores históricos acerca da Cannabis sativa, para que uma possível reflexão seja estabelecida, no intuito de considerações e ponderações em relação á suas formas mais corriqueiras de uso atualmente: abuso e terapêutico.

Texto completo:

PDF

Referências


Álcool e Outras Drogas. Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região. – São Paulo: CRPSP, 2011.

BARROS, André; PERES, Marta. Proibição da maconha no Brasil e suas raízes históricas escravocratas. Revista Periferia: UERJ, v. III, n. 02., 2012.

GONTIÈS, Bernard; ARAÚJO, Ludgleydson Fernandes. Maconha: uma perspectiva histórica, farmacológica e antropológica. Mneme, revista de humanidades. Centro de Ensino Superior do Seridó – Campus de Caicó.V.4 - N.7 - fev./mar. de 2003, Rio Grande do Norte.

BRANCALEON, Brigida Batista; YAMANAKA, Jessica Suzuki; et al.. Políticas Públicas: conceitos básicos. Material didático para Ensino á distância. Universidade de São Paulo, Abril, 2015.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Coordenação Nacional de DST/Aids. A Política do Ministério da Saúde para atenção integral a usuários de álcool e outras drogas. Ministério da Saúde, Secretaria Executiva, Coordenação Nacional de DST e Aids. – Brasília: Ministério da Saúde, 2003.

COUTINHO, Maria da Penha L.; ARAUJO, Ludgleydson Fernandes; et al.. Uso da maconha e suas representações sociais: estudo comparativo entre universitários. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 9, n. 3, p. 469-477, set./dez. 2004

COSTA, Pedro Paulo. Maconha considerações sobre o seu uso medicinal e descriminalizado acesso setembro 2017.

GONTIJO, Érika Cardoso; CASTRO, Geysilla Lorrany; et al..CANABIDIOL E SUAS APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS. REFACER: v. 5, n. 1, 2016.

JUNGUERMAN, Flávia S.; ZANELATTO, Neide A.. Tratamento Psicológico do usuário de maconha e seus familiares: um manual para terapeutas. São Paulo: Roca, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.