A FORMAÇÃO DO LAÇO BEBÊ E O OUTRO PRIMORDIAL NO ESPAÇO DA UTI NEONATAL.

Angélica Muniz Soares, Sara Scheidt Soriano

Resumo


Este trabalho busca relatar a experiência de uma estagiária de psicologia na UTI Neonatal. A atuação da Psicologia neste serviço se faz no laço bebê-outro primordial, favorecendo a constituição psíquica saudável de um sujeito, o qual necessita da presença de “um outro” que o inclua em seu desejo. A criança é um ser de linguagem. É pela palavra que nos constituímos. O recém-nascido tem sua forma de demonstrar o que deseja, mas antes de desejar precisa sabe-se desejado. O psicólogo inserido na UTI Neonatal favorece este encontro, promovendo e fortalecendo o laço mãe-bebê.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria nº 930, de 10 de maio de 2012. Define as diretrizes e objetivos para a organização da atenção integral e humanizada ao recém-nascido grave ou potencialmente grave e os critérios de classificação e habilitação de leitos de Unidade Neonatal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário oficial da união. Brasília, DF, 2012. Disponível em: Acesso em: 25 set 2017.

COSTA, F.P. Confiança básica e imagem inconsciente do corpo: Um diálogo possível entre Erik Erikson e Françoise Dolto em torno da formação do psiquismo infantil e sua relação com os transtornos mentais. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC). Florianópolis-SC, 2005. Disponível em: . Acesso em 04 mai 2017.

FREUD, S. Sobre o narcisismo: uma introdução (1914). In____FREUD, S. A história do movimento psicanalítico, artigos sobre metapsicologia e outros trabalhos. Ed. Standart brasileira das Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. v. XIV. 1914-1916. Rio de Janeiro. Imago. 1969

GORETTI, A. C. S. A relação mãe-bebê na estimulação precoce: um olhar Psicanalítico. Estilos clin., São Paulo, v. 19, n. 3, set./dez. 2014, 414-435. Disponível em: . Acesso em 03 jun 2017.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Atenção à Saúde do Recém-Nascido: Guia para os Profissionais de Saúde. Cuidados gerais. 2ª edição. V.1. Brasília, DF 2012. Disponível em: Acesso em: 25 set 2017.

QUEIROZ, E.F. O olhar do outro primordial. Rev. Latinoam. Psicopat. Fund. IX, 4, 598-610. Disponível em: . Acesso em 26 maio 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.