OFICINAS DE TEATRO DO OPRIMIDO: UMA POSSIBILIDADE PARA O TRABALHO COM ADOLESCENTES NO CRAS

Autores

  • Alexandre dos Santos Zyskowski
  • Anna Carolina Henneberg
  • Beatriz de souza
  • Marcos Barszcz

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência realizada em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade de Ponta Grossa com um grupo de adolescentes, para o qual utilizou-se da metodologia do Teatro do Oprimido proposta por Augusto Boal. A partir disso pode-se estabelecer relações do conteúdo das dramatizações  e jogos teatrais com a teoria das Representações Sociais. 

Referências

BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

BRASIL. Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Documento base - ficha de serviços. Brasília, 2009. 59p.

OLIVEIRA, F.O.; WERBA, G. Representações sociais. In: STREY, M.N. et. al. Psicologia Social Contemporânea: livro texto (p. 104-117). Petrópolis: Editora Vozes, 1998.

PERES, G. M.; MOSER, K. L.; OLTRAMARI, L. C.; RODRIGUEZ, J. Representações sociais do louco/ Loucura para estudantes de nível fundamental. Sau. & Transf. Soc., ISSN 2178-7085, Florianópolis, v.3, n.2, p. 96-103, 2012. Acesso em : 02/08/17.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

16-11-2017

Como Citar

Zyskowski, A. dos S., Henneberg, A. C., de souza, B., & Barszcz, M. (2017). OFICINAS DE TEATRO DO OPRIMIDO: UMA POSSIBILIDADE PARA O TRABALHO COM ADOLESCENTES NO CRAS. Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 15. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/429

Edição

Seção

Resumo Expandido