O DESAFIO ENCONTRADO PELO PROFESSOR DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, AO TRABALHAR COM UM ALUNO COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA

Autores

Resumo

 A inclusão dos alunos com necessidades especiais em salas de ensino regular, se tornou uma prática cada vez mais evidente nos dias de hoje. Pensando na formação do professor para melhor atender as necessidades do seu aluno especial, odireito a educação é assegurado por várias leis, sendo algumas delas: Constituição Federal -1988, LDBEN- 9.394/94, Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno de Espectro Autista – 12.764- 2012. Desse modo a presente pesquisa tem por finalidade analisar os desafios encontrados pelo professor na inclusão da criança com transtorno de espectro autista no contexto de Ensino Fundamental anos iniciais.

Referências

BLEUER, E. Psiquiatria. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1911

BLEUER, E. Psiquiatria. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1985

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF, 1990.

BRASIL, Lei de Diretrizes e Base. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

GAUDERER, E. Christian. Autismo e outros atrasos do desenvolvimento: guia prático para pais e profissionais. Rio de Janeiro: Revinter; 1997. pg. 3.

KANNER, Leo. (1943). Autistic Disturbances of Affective Contact. Nervous Child, n. 2, p. 217-250.

LAGO, M. Autismo na escola: ação e reflexão do professor. 2007. 167f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

LAKATOS, Eva Maria, Fundamentos da metodologia cientifica/ Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. -4 reimpr. –São Paulo: Atlas, 2007.

PIONTELLI, A. De feto a criança: um estudo observacional e psicanalítico. Tradução de Joana Wilheim, Nici Lira Gomes e Sonia Maria Godoy. Rio de Janeiro: imago,1995.

Downloads

Publicado

16-11-2017

Como Citar

Brandão, G. D. L., & Glap, L. (2017). O DESAFIO ENCONTRADO PELO PROFESSOR DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, AO TRABALHAR COM UM ALUNO COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA. Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 15. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/463

Edição

Seção

Resumo Expandido