NAS TESSITURAS DO PODER DIÁLOGO ENTRE FOUCAULT E DELEUZE

João Eduardo Ferreira Leal, Suzimara Ferreira de Souza

Resumo


O presente artigo resulta das reflexões construídas no Grupo de Estudos Fragmentos em Conexão da Instituição de Ensino Superior Sant`Ana acerca do poder, seu papel na educação e nas relações sociais. Pautados, principalmente, em Michel Foucault (1979/2004); Gilles Deleuze (1966/1999) e Silvio Gallo (2008) compreendemos como os mecanismos de poder estabelecem uma teia minuciosamente arquitetada nas edificações educacionais presentes na contemporaneidade. Utilizamos a metodologia teórica e reflexiva (MOROZ e GIANFALDONI, 2002). Acreditamos que um dos caminhos a entrecruzar as variáveis de nossas reflexões seja a proposta de uma educação critica e reflexiva pautada num processo educacional mais justo e igualitário.

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Referências


DELEUZE, G. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. Conversações: 1972-1990. Tradução de Peter PálPelbart. São Paulo: Ed. 34, 1992, p. 219-226.

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FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

GALLO, Sílvio; ASPIS, Renata Lima. Foucault e a educação. Coleção Filósofos e

Educação. São Paulo: Paulus, 2011, DVD. 1 entrevista (60 min), widescreen, color.

______. Deleuze & a educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

MOROZ, M; GIANFALDONI, M. H. T. A. O processo de pesquisa: iniciação. Brasília: Plano, 2002. (Série Pesquisa em Educação, v. 2). Apud: MADUREIRA, S. A. Implicações sobre os novos estudos de letramentos e formação de professores de línguas. 2013, p.2.


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