UMA ANÁLISE DA OBRA CIDADÃO KANE SOB A ÓTICA DE GILLES DELEUZE

Alfredo Döll Neto, Marcos Vinicius Santos da Costa

Resumo


O presente resumo se propõe a analisar as relações da obra cinematográfica Cidadão Kane, do cineasta estadunidense Orson Welles, com base em alguns dos conceitos abordados pelo filósofo francês Gilles Deleuze, através de sua taxionomia cinematográfica, presente em suas duas obras sobre o cinema: Imagem-movimento (1983) e Imagem-tempo (1990). 

Texto completo:

PDF

Referências


BAZIN, Andre. Orson Welles. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. 196p.

DELEUZE, Gilles. Cinema 1: A imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1983. 296p.

DELEUZE, Gilles. Cinema 2: A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 1990. 331p.

GUÉRON, Rodrigo. Orson Welles e Nietzsche. AISTHE, nº 6, 2010. Disponível em: http://www.aisthe.ifcs.ufrj.br/vol%20IV/GUERON.pdf ISSN 1981-7827.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.