O CONTO DE FADAS E A IMPORTANCIA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Jaqueline Guimarães, Vinícius Lopes, Lilia Schainiuka Heil

Resumo


A presente pesquisa tem como objetivo discutir acerca do universo dos contos de fadas e sua influência na formação da criança. Primeiramente, busca-se conhecer a história dos contos de fadas, sua evolução com o passar dos anos, e partir desse conhecimento, discutir a relevância da utilização desse gênero textual na Educação Infantil.  Para isso será realizado uma revisão bibliográfica, embasada principalmente em Bettelheim (1980) e Abramovich (1997), a fim de compreender o universo da literatura infantil e contos de fadas, para posteriormente poder analisar e repensar a prática em sala de aula.


Texto completo:

PDF

Referências


ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices. São Paulo: Scipione, 1997.174p.

AZEVEDO, Ricardo. Literatura infantil: origens, visões da infância e certos traços

populares. Disponível em http:// www.ricardoazevedo.com/artigo07.htm. Acesso

em: 17-07-2017.

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1980.

CAVALCANTI, Joana. Caminhos da literatura infantil e juvenil: dinâmicas e vivencias na ação pedagógica. São Paulo: Paulus,2002.

COELHO, N. N.O Conto de fadas. símbolos, mitos arquétipos. São Paulo: DCL 2003.

SOSA, Jesualdo. Literatura Infantil: autoritarismo e emancipação. São Paulo: Ática, 1982.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.