A PEDAGOGIA DO HANDEBOL NO AMBIENTE ESCOLAR: uma perspectiva de desenvolvimento humano

Geisan Munique Gioavetti Gomes, Fabio Ricardo Hilgenberg Gomes, Denis Correa Diniz De Lima

Resumo


RESUMO: Este estudo tem como objetivo discutir a forma de aprendizagem da Pedagogia do Handebol no ambiente escolar através da pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Um dos princípios básicos da organização curricular é adequar o conteúdo ao desenvolvimento humano do aluno com o momento vivido e os objetivos de aprendizagem a serem atingidos. O Handebol apresenta uma sistematização de conteúdos no ambiente escolar como aspectos táticos e técnicos que são comuns aos jogos coletivos. Contudo, concluímos a necessidade de avaliar, aplicar e reconhecer as Capacidades Cognitivas propiciada pelo Handebol, no Desenvolvimento Humano através de sua pedagogia.

 

Palavras chave: Pedagogia do Handebol. Educação Física Escolar. Desenvolvimento Humano.


Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, L. R. HANDEBOL da iniciação a preparação esportiva. Curitiba - Pr: EDPUCRS. 2013. 284 p.

FINCK, S. C. M. A EDUCAÇÃO FÍSICA E O ESPORTE NA ESCOLA: cotidiano, saberes e formação. Curitiba - Pr. Editora IBPEX. 2010. 183 p.

GALATTI, L. R. PEDAGOGIA DO ESPORTE: O livro didático como um mediador no processo de ensino e aprendizagem dos jogos esportivos coletivos. 2006. 141f. Dissertação (mestrado) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.

JUNIOR, D. R. Esporte e atividade física na infância e na adolescência. 2 ed. Porto Alegre - Rs. Artmed, 2009. 256 p.

LIMA, T. C. S. & MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katál. V. 10 N. esp. p. 37-45, 2007.

NEIRA, M. G. Ensino de Educação Física. São Paulo: Thomson. 2007. 210 p.

OLIVEIRA, V.; PAES, R. R. CIÊNCIA DO BASQUETEBOL: Pedagogia e Metodologia da Iniciação à Especialização. 2 ed. Londrina - Pr: Sport Training. 2012. 169 p.

OLIVEIRA, V.; OLIVEIRA, P. R.; PAES, R. R. PREPARAÇÃO FÍSICA NO BASQUETEBOL: Pedagogia e Metodologia da Iniciação à Especialização. Londrina - Pr: Sport Training. 2012. 79 p.

SARAIVA, M. C.; CO-EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES QUANDO A DIFERENÇA É MITO. 2 ed. Ijuí - Rs: Editora Unijuí. 2005. 195 p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.