ROTEIRIZAÇÃO DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS

Francisco Fernando Borges Gebeluka, Balduir Carletto

Resumo


A presente pesquisa tem como tema a roteirização, com o objetivo de descrever o processo de elaboração de itinerários do transporte de passageiros da Viação Santana Iapó Ltda. Para esse fim, detalhou-se o processo para que se concretize o roteiro viável, identificou-se suas limitações, dificuldades, assim como relacionou-se os benefícios do planejamento com vistas a mobilidade urbana. A metodologia utilizada foi o método indutivo e sua classificação de natureza aplicada, uma pesquisa descritiva, qualitativa, desenvolvida por meio de estudo de caso, seu público alvo foram os gerentes operacional e de tráfego da empresa. A coleta de dados se teve por meio de questionário semi-estruturado. Os resultados apresentaram que o processo tem início ao ser solicitado dados detalhados de endereços de colaboradores que necessitarão do transporte entre residência e trabalho, bem como retorno. Essas informações devem ser completas e com detalhes minuciosos: rua perpendicular e pontos de referência de conhecimento geral na região pelo colaborador habitada, faz-se a separação por região a fim de planejar as características do veículo que atenderá a demanda do cliente.


Texto completo:

PDF

Referências


BELFIORE, Patrícia Prado. Redução de Custos em Logística. São Paulo: Saint Paul, 2006. 219 p.

BRASIL, Código de Trânsito Brasileiro. Código de Trânsito Brasileiro: instituído pela Lei nº 9.503, de 23-9-97 - 3ª edição - Brasília: DENATRAN, 2008.

______. Resolução nº 316, 08 de maio de 2009.CONTRAN - Conselho Nacional de Trânsito Estabelece os requisitos de segurança para veículos de transporte coletivo de passageiros. Brasília, maior de 2009.

______. Lei nº. 12.587 de 03 de janeiro de 2012. Institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Brasília, janeiro 2012.

COMPIANI, Luís Fernando Costa; RODRIGUES, Norberto; BRAZ, Thiago Silva. Gestão do Transporte Público – Estudo de Caso: Cidade de Santos. Revista Don Domênico. Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Faculdade Don Domênico 7ª Edição – outubro de 2013.

FERREIRA FILHO, Virgílio José Martins. Sistemas de Roteirização e Programação de Veículos. Pesquisa Operacional, v.21, n.2, p.223-232, julho a dezembro de 2001.

FIGUEIREDO NETO, Ernesto Saboya. Roteirização de veículos de carga utilizando a experiência do operador. Rio de Janeiro: Instituto Militar de Engenharia, 2005.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar: projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas S/a, 2002. 175 p.

______. Como elaborar: projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas S/a, 2010.

KAUARK, Fabiana da Silva; MANHÃES, Fernanda Castro; MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia de pesquisa: um guia prático. Iatabuna: Via Litterarum, 2010. 86 p.

LEITAO, Dafne Regina Cunha; NASCIMENTO E SILVA, Amanda; MELO, Andre Cristiano Silva; Análise do Processo de Roteirização e Programação de Veículos na Distribuição de Jornais Impressos: um estudo parcial aplicado em uma empresa de comunicação do estado do Pará. XXXI Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual: Desafios da Engenharia de Produção na Consolidação do Brasil no Cenário Econômico Mundial. Belo Horizonte, MG, Brasil, 04 a 07 de outubro de 2011.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas.... 5. ed. São Paulo: Atlas S/a, 2002. 282 p.

PINTO, Regina Rocha de Souza. Transporte por fretamento: transporte por fretamento do ponto de vista dos Contratantes. 9. ed. São Paulo: Corprint, 2012. 104 p. (Cadernos tecnicos).Disponível em: acesso em: 09 mar 2016.

RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. 5. ed. São Paulo: Atlas S/a, 2002. 181 p.

VIDER, Eva; LACERDA, Carlos de Oliveira; SOUZA JÚNIOR, Gilson Alves de. Transporte por fretamento: Contribuição do transporte por fretamento.... 9. ed. São Paulo: Corprint, 2012. 104 p. (Cadernos tecnicos).). Disponível em: Acesso em: 09 mar 2016.

Viação Santana Iapó Ltda. Fretamento de Ônibus em Ponta Grossa. Disponível em: . Acesso em: 02 Jul. 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.