A CAPOEIRA COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Alysson Diego Ribeiro
  • José Silva Junior
  • Clóvis M. Sedorko

Resumo

A Capoeira representa um importante meio de difusão do movimento corporal nas escolas, na medida em que proporciona o desenvolvimento de capacidades físicas como equilíbrio, força, flexibilidade e ritmo, além de favorecera aquisição de valores como a cooperação erespeito ao próximo. Contudo, parte da literatura especializada evidencia a negligência deste conhecimento no âmbito escolar. Diante do exposto, este estudo de caráter quantiqualitativoapresentou como objetivos identificar se a capoeira vem sendo desenvolvida pelos professores de Educação Física dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como as metodologias que os mesmos utilizam para abordar esta cultura afro brasileira. A pesquisa foi desenvolvida em sete (7) escolas da rede pública municipal de ensino do município de Ponta Grossa-PR, sendo a amostra final do trabalho composta por nove (9) professores de Educação Física das respectivas instituições.Como instrumento para a obtenção dos dados foi utilizado um questionário contendo questões abertas referentes ao ensino da Capoeira. Após análise dos dados, realizada mediante a análise de conteúdo (BARDIN, 1977), constatou-se que a maioriados professores não aborda esse conteúdoem suas aulas e a metodologia mais evidenciada nas respostas dos docentes corresponde ao ensino por meio deaulas teórico/práticas.

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Publicado

30-03-2017

Como Citar

Ribeiro, A. D., Silva Junior, J., & Sedorko, C. M. (2017). A CAPOEIRA COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Trabalhos De Conclusão De Curso - Faculdade Sant’Ana. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/53

Edição

Seção

Licenciatura em Educação Física