O PROFESSOR E OS DESAFIOS NO ENSINO APRENDIZAGEM DA CRIANÇA ESPECTRO AUTISTA

Kamila Machado, Lucimara Glap

Resumo


Apresentar os desafios do professor trabalhando com alunos espectro  autista é o que pretende este artigo. Procurando responder a pergunta: O professor encontra-se preparado para trabalhar com alunos Espectro Autista? O objetivo do trabalho foi analisar a formação que os professores do ensino regular têm para realizar o trabalho pedagógico com alunos de Espectro Autista no Ensino Fundamental e, para isso, realizou um levantamento com professores de uma escola da rede privada e uma escola da rede pública municipal onde haviam alunos com espectro autista regularmente matriculados no Ensino Fundamental. A principal constatação foi a de que os professores acabam tendo que buscar informações a respeito do tema somente quando encontram esse aluno em sala de aula, não tendo em sua formação subsídios para trabalhar com esse aluno.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de Dezembro de 2012.

BRUSCATO, Andrea. Autismo e escola regular: combinação que dá certo.

Educação em Revista. Porto Alegre, n. 109, ano 19. Abr/Maio 2015.

CARVALHO, Danielle Pereira de. Autismo. 2014. 40 f. Monografia (Especialização em Educação Especial e Inclusiva) – Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro.

Disponível em: Acesso em: 15 nov. 2015.

CHIOTE, Fernanda de Araújo Binatti. Inclusão da Criança com autismo na Educação Infantil. Rio de Janeiro: Wak, 2013.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo:Atlas, 2002. 176p

KEINERT, Maria Helena Jansen de Mello; ANTONIUK, Sérgio Antonio. Espectro Autista: O que é? O que fazer? Curitiba: Ithala, 2012.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora? novas exigências educacionais e profissões docente. São Paulo: Cortez, 1998.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Caminhos Pedagógicos da Inclusão:

contornando e ultrapassando barreiras. 2003. Disponível em:

www.lite.fe.unicamp.br/papet/2003/ep403/caminhos_pedagogicos_da_inclusao.htm>. Acesso em: 03 nov 2015.

MELLO, Ana Maria S. Ros. Autismo: Guia prático. 4.ed. Brasilia: Corde, 2004.

RODRIGUES, William Costa et al. Metodologia científica. São Paulo: Avercamp, v.90, 2007. Disponível em:

Acesso em: 25 out 2015.

SCHMIDT, Carlo(org). Autismo, Educação e Transdiciplinariedade.Campinas:Papirus, 2013. 232 p.

SILVA, Ana Beatriz Barbosa; GAIATO, Mayra Bonifácio; REVELES, Leandro Thadeu. Mundo Singular: Entenda o Autismo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de

dissertação. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2005. 138p.

TEIXEIRA, Gustavo. Manual dos Transtornos Escolares. Entendendo os

problemas de crianças e adolescentes na escola.6.ed. Rio de Janeiro: BestSeller, 2015. 240 p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.