O PEDAGOGO SOCIAL NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Denise Aparecida Alves Leifeld
  • Luciane de Almeida
  • Rosenilda Felipe de Almeida
  • Jociane Pereira da Silva

Resumo

O presente trabalho abordou questões relacionadas ao âmbito escolar, de ensino formal, onde a pedagogia apresenta um papel de suma importância, tendo como personagem principal a figura do pedagogo, o qual tem atuação direta no procedimento de ensino e na formação do estudante, devendo inclusive detectar possíveis falhas e problemas ocorridos naqueles que estão inseridos no espaço escolar. Por meio de pesquisa qualitativa, leitura e reflexão, foi possível constatar que a escola não é o único ambiente de formação do indivíduo. Estes ambientes, aqueles adquiridos fora do ambiente escolar, possuem educação não formal ou informal, sem que haja necessidade de embasamento por meio de lei ou diretriz. O presente trabalho teve como objetivo principal a análise do pedagogo como uma espécie de intermediador entre o ambiente escolar e a comunidade, com a finalidade de identificar possíveis conflitos a fim de saná-los. Por fim, pode-se concluir a necessidade de uma especialização própria para o responsável pela educação em ambientes não formais, como por exemplo, o pedagogo social, o qual seria uma espécie de educador social com formação acadêmica. Entretanto, após uma análise da educação em ambientes não formais, concluiu-se a impossibilidade desta especialização, haja vista que cada ambiente possui suas próprias características, não tendo uma diretriz própria.

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Publicado

30-03-2017

Como Citar

Leifeld, D. A. A., Almeida, L. de, Almeida, R. F. de, & Silva, J. P. da. (2017). O PEDAGOGO SOCIAL NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Trabalhos De Conclusão De Curso - Faculdade Sant’Ana. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/66

Edição

Seção

Licenciatura em Pedagogia