O ENSINO DA MÚSICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O APRENDIZADO DE CRIANÇAS EM ESCOLAS DE ENSINO REGULAR

Tatiane Caroline Perucelli Rosas, Jociane Pereira da Silva

Resumo


O trabalho a seguir tem como finalidade apresentar a música vista como uma ferramenta para o aprendizado de crianças em escolas de ensino regular, ajudando no desenvolvimento da criança na escrita, leitura ou movimentos corporais (coordenação motora). O trabalho apresentará uma breve história da música, a música na época de Villa Lobos no Brasil, que foi um marco muito importante para o inicio da música na escola. Ainda ressaltará em outro ponto, a importância da música na escola para o desenvolvimento da criança, e por fim atividades musicais como meio de aprendizado na sala de aula e no dia a dia da criança.

Texto completo:

PDF

Referências


ANNUNZIATO, Vania Ranucci. Jogando com os sons e brincando com a música. 4. ed. São Paulo: Paulinas, 2011. ANNUNZIATO, Vania Ranucci. Jogando com os sons e brincando com a música II: Interagindo com a arte musical. 3. ed. São Paulo: Paulinas, 2015. ANNUNZIATO, Vania Ranucci. Jogando com os sons e brincando com a música III. São Paulo: Paulinas, 2015.

BASTIAN, Hans Günther. Música na Escola: A contribuição do ensino da música no aprendizado e no convívio social da criança. 3. ed. São Paulo: Paulinas, 2011. 136 p. BRASIL, Ministério da Educação, Lei nº 11.769, 2008. BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil: Propostas para a formação integral da criança. 9. ed. São Paulo: Peirópolis, 2015.

COSTTA, Silvio. Educação sonora e musical: oficina de sons. São Paulo: Paulinas, 2012. HOMEM, Fernando Pacífico; PERRONE, Maria da Conceição Costa. VILLA-LOBOS E A EDUCAÇÃO MUSICAL NO BRASIL: SUBSÍDIOS PARA UMA AVALIAÇÃO CRÍTICA. 2012. Disponível em: . Acesso em: 27 out. 2016. MATEIRO, Teresa da Assunção Novo. Educação musical nas escolas brasileiras: Retrospectiva histórica e Tendências pedagógicas atuais. 2006. Disponível em: . Acesso em: 22 ago. 2016. MEDEIROS, Ana Elisa. Música: Soluções para dez desafios do professor. São Paulo: Ática, 2011.

OLIVEIRA, Débora A. de. Musicalização na Educação Infantil. Campinas: Edt, 2001. 108 p.

PAIVA, Ione Maria R. de. Brinquedos Cantados. 3. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2003. PULIEZI, Sandra. Ensinando com letras e sons: Contribuições da Psicologia Cognitiva da Leitura à Educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2013.. SILVA, Marcos Vicente Almeida. BRASIL NOVO, COMPOSTO POR VILLA-LOBOS NOS ANOS DE 1937-1945: matéria de estudos historiográficos. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2016


Apontamentos

  • Não há apontamentos.