ANÁLISE DO FILME "A TEORIA DE TUDO" SOB O OLHAR DA LOGOTERAPIA

Autores

  • Maria Ivonilda Dos Santos Pedroso
  • Donizeti Pessi

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise do filme "A Teoria de Tudo" com foco na Logoterapia, abordagem de Viktor Frankl, que tem como fundamento o encontro do sentido na existência humana, e olha o ser humano como um ser bio-psico-espiritual (noético). Apresenta no desenrolar da análise conceitos sobre a Logoterapia e análise existencial, um breve resumo da história de Viktor Frankl, fundador desta teoria,e alguns conteúdos da Logoterapia como os valores existenciais (de atitude, vivenciais e criadores), bem como a liberdade, responsabilidade e autotranscendência. Através da interpretação do filme, baseado na história real de Stephen William Hawking, o qual é diagnosticado com ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), isto o impossibilita de fazer qualquer movimento, comunicando-se apenas com os olhos e com previsão de dois anos de vida. Esta análise pretende apontar a importância da Logoterapia para a psicologia e para as pessoas que em alguma fase de suas vidas se perguntam o porquê de sua existência, sendo utilizado o método de pesquisa bibliográfica, descritiva e análise existencial.

Referências

A TEORIA DE TUDO (THE THEORY OF EVERYTHING, 2014) Direção: James Marsh. Produção: Anthony McCarten, Eric Fellner e, Tim Bevan.Roteiro: Anthony McCarten. Elenco principal: Eddie Redmayne (Stephen), Felicity Jones (Jane), Charlie Cox (Jonathan) eMaxinePeake (Elaine) entre outros. Gênero: Drama.2014. Disponível em: https://filmow.com/a-teoria-de-tudo. Acesso em: 02 jan. 2017

AQUINO, Thiago Antonio Avellar deet al.Logoterapia& Educação: fundamentos e prática. 1. ed. São Paulo: Paulus, 2010.

______, et al.Avaliação de uma proposta de prevenção do vazio existencial com adolescentes. Psicol. cienc. prof. [online]. 2011, vol.31, n.1, pp.146-159. ISSN 1414-9893. .

______. Logoterapia e análise existencial: Uma introdução ao pensamento de Viktor Frankl. São Paulo: Paulus, 2013.

______. Sentido da Vida e valores no contexto da educação: Uma proposta de intervenção à luz do pensamento de Viktor Frankl. 1.ed. São Paulo: Paulinas, 2015.

ARAGUAIA, Mariana. "Stephen William Hawking". Brasil Escola. Disponível em:Acessoem:04 jan. 2017.

FRANKL, Vitor Emil. Em busca de sentido: Um psicólogo no campo de concentração. 36. ed. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2014.

______. Logoterapia e Análise Existencial: textos de seis décadas. Tradução de Casanova, Marco Antônio Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.

______. A vontade de sentido:fundamentos e aplicações da Logoterapia.Tradução Ivo Studart Pereira. 1.ed. São Paulo: Paulus, 2011.

GIL, A.C. Como elaborar projeto de pesquisa. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

JAPIASSÚ, H; MARCONDES, D. Dicionário Básico de Filosofia. 3.ed. Digitalizado por TupyKurumin. Rio de Janeiro, 2001.

KOCHLA, K. R. A. O encontro do sentido: uma luz para a trajetória resiliente das mães que vivenciaram o câncer. 105f. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná, 2014. Acesso em: 04 jan. 2017.

KROEFF, P. Logoterapia e Existência: A importância do Sentido da Vida. Porto Alegre: Evangraf, 2014. 18

LUCENA, Stefanny Karulyne Figueiredo de; RAMALHO, Tamiris Molina Marcelo; ASSIS, Nathália Christina Lacerda. Logoterapia e Análise Existencal: uma breve introdução. In: AQUINO, Thiago Antonio Avellar de. Os filmes que vi e os livros que li com Viktor Frankl: interfaces entre a ficção e a análise existencial. 1.ed. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015, cap. I, p. 11-15

MIGUEZ, E. M. Educação em busca de sentido: Pedagogia inspirada em Viktor Frankl. São Paulo: Paulus, 2014. PEREIRA, I. S. A Ética do Sentido da Vida: Fundamentos Filosóficos da Logoterapia. Aparecida, SP: Idéias& Letras, 2013.

Downloads

Publicado

14-11-2018

Edição

Seção

Bacharelado em Psicologia