UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Investigou-se, por meio da avaliação de observadores, as estratégias de gestão de sala de aula utilizadas por professoras da educação infantil. Vinte professoras da educação infantil, com idade entre 22 e 46 participaram da pesquisa. O instrumento utilizado foi o Inventário de Boas Práticas (Webster-Stratton) e os dados coletados foram sistematizados utilizando-se o software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences, versão 21). Verificou-se, de maneira geral, que as professoras utilizavam pouco as estratégias de gestão de sala de aula em seu cotidiano. Esse estudo exploratório trouxe elementos descritivos fundamentais para que propostas de formação e desenvolvimento de professores e de melhoria de suas habilidades educativas sejam inseridas preferencialmente nas salas de aula e que abranjam o cotidiano docente, seus saberes, vivências e desafios.Referências
ABBAS, M. Y.; OTHMAN, M.; RAHMAN, P. Z. M. A. Pre-school classroom environment: significant upon children"™s"™ play behaviour? Social and Behavioural Sciences, Malaysia, v. 49, p. 47-65, 2012.
AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION (APA). Dicionário de Psicologia APA. Porto Alegre: Artmed, 2010.
BATISTA, A. P.; WEBER, L. N. D. Estilos de liderança de professores: aplicando o modelo de estilos parentais. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 299-307, 2012.
______. Professores e estilos de liderança: manual para identificá-los e modelo teórico para compreendê-los. Curitiba: Juruá, 2015.
BOLSONI-SILVA, A. T. Habilidades sociais educativas, variáveis contextuais e problemas de comportamento: comparando pais e mães de pré-escolares. 2003. 188 f. Tese (Doutorado em Ciências e Psicologia) "“ Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2003.
______; DEL PRETTE, A.; OISHI, J. Habilidades sociais de pais e problemas de comportamento de filhos. Argumento, Jundiaí, v. 9, p. 11-29, 2003.
______ et al. Habilidades Sociais e Problemas de Comportamento de Pré-Escolares: comparando Avaliações de Mães e de Professoras. Psicologia: Reflexão e Crítica, Bauru, v. 19, n. 3, p. 460-469, 2006.
BRAZELTON, T. B. O grande livro da criança: o desenvolvimento emocional e do comportamento durante os primeiros anos. Tradução de M. F. Peixoto. Barcarena, Portugal: Presença, 2013.
BROPHY, J. History of research on classroom management. In: EVERTSON, C. M.; WEINSTEIN, C. S. (Org.). Handbook of classroom management. New York, NY: Routledge, 2011. p. 17-43.
BURCHINAL, M. R. et al. Development of academic skills from preschool through second grade: family and classroom predictors of developmental trajectories. Journal of School Psychology, North Carolina, USA, v. 40, n. 5, p. 415-436, 2002.
BURCHINAL, M. et al. Instruction in Spanishin pre-kindergarten classrooms and child outcomes for English language learners. Early Childhood Research Quarterly, Virginia, USA, v. 27, p. 188-197, 2012.
CAMPOS, M. M. Educação infantil: o debate e a pesquisa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 101, p. 103-127, jul. 1997.
DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Um Sistema de categorias de habilidades sociais educativas. Paideia, São Carlos, v. 18, n. 41, p. 517-530, 2008.
GARCIA, R. A. O lugar do cuidado na ação pedagógica com os bebês. In: COUTINHO, A. S.; DAY, G.; WIGGERS, V. (Org.). Práticas pedagógicas na educação infantil: diálogos possíveis a partir da formação profissional. São Leopoldo: Oikos, 2012. p. 56-69.
HAMRE, B. K.; PIANTA, R. C. Early teacher-child relationships and the trajectory of children"™s school outcomes through eighth grade. Child Development, Minnesota, USA, v. 72, n. 2, 625-638, 2001.
______. Student-teacher relationships. In: BEAR, G. G.; MINKE, K. M. (Ed.). Children´s needs III: development, prevention and intervention. Bethesda, MD: National Association of School Psychologists, 2006. p. 49-60.
HOWES, C. et al. Ready to learn? Children"™s pre-academic achievement in prekindergarten programs. Early Childhood Research Quarterly, North Carolina, USA, v. 23, p. 27-50, 2008.
JANUARY, A. M.; CASEY, R. J.; PAULSON, D. A meta-analysis of classroomwide interventions to build social skills: do they work? Social Psychology Review, Bethesda, MD, v. 40, p. 242-256, 2011.
KRAMER, S. As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: Educação Infantil e/é fundamental. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96, p. 797-818, 2006.
LANDIS, J. R.; KOCH, G. G. The measurement of observer agreement for categorical data. Biometrics, Geórgia, v. 33, p. 159-174, 1977.
LANE, K. L. et al. Managing challenging behaviors in schools: research-based strategies that work. New York, USA: Guilford, 2011.
OLIVER, R. M.; WEHBY, J. H.; RESCHLY, D. J. Teacher classroom management practices: effects on disruptive or aggressive student behavior. Nashville, Tennessee, USA: The Campbell Collaboration, 2011.
PEREIRA, M. E. M.; MARINOTTI, M.; LUNA, S. V. O compromisso do professor com a aprendizagem do aluno: contribuições da Análise do Comportamento. In: HUBNER, M. M. C.; MARINOTTI, M. (Org.). Análise do Comportamento para a Educação: contribuições recentes. Santo André: ESETec, 2004. p. 11-32.
PIANTA, R. C. Enhancing relationships between children and teachers. Washington, DC: American Psychological Association, 1998.
______. Classroom management and relationships between children and teachers: Implications for research and practice. Handbook of classroom management: Research, practice, and contemporary issues, v. 8, p. 685-709, 2006.
REGRA, J. A. G. Aprender a estudar. In: HUBNER, M. M. C.; MARINOTTI, M. (Org.). Análise do Comportamento para a Educação: contribuições recentes. Santo André: ESETec, 2004. p. 225-242.
SIDMAN, M. Coerção e suas implicações. Campinas: Livro Pleno, 2001.
SKINNER, B. F. Tecnologia do ensino. São Paulo: Edusp, 1972.
STASIAK, G. R. Transição ao primeiro ano do ensino fundamental: percepção do estresse pelas crianças, suas características psicológicas e variáveis do seu contexto familiar. 2010. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) "“ Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.
______. Avaliação sobre os Impactos do Programa Incredible Years Teacher Classroom Management à s Professoras da Educação Infantil. 2016. 272 f. Tese (Doutorado) "“ Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
SYLVA, K. et al. Students"™ education and developmental outcomes at age 16: effective pre-school, primary and secondary education (EPPSE 3-16) project. 2014. Disponível em: . Acesso em: 9 abr. 2015.
VALE, V. M. Tecer para não ter de remendar: o desenvolvimento socioemocional em idade pré-escolar e o programa Anos Incríveis para Educadores de Infância. 2011.Tese (Doutorado em Ciências da Educação) "“ Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal, 2011.
VASCONCELOS, L. A. Quem deseja uma criança que expressa opiniões? In: CONTE, F. C. S.; BRANDÃO, M. Z. S. (Org.). Falo ou não falo? Expressando sentimentos e comunicando ideias. Londrina: Mecenas, 2007. p. 111-128.
VIECILI, J.; MEDEIROS, J. G. A coerção e suas implicações na relação professor aluno. Psico-USF, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 229-238, 2002.
WEBER, L. N. D. et al. O estresse no trabalho do professor. Imagens da Educação, Curitiba, v. 5, n. 3, p. 40-52, 2015.
WEBSTER-STRATTON, C. How to promote children"™s social and emotional competence. London, England: Paul Chapman, 2008.