A SECRETÁRIA EXECUTIVA NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso foi realizado com o objetivo de demonstrar que o profissional de Secretariado Executivo pode auxiliar na resolução de conflitos dentro da organização em que atua, podendo resolver os conflitos que acontecem a sua volta, pois possui conhecimentos que o capacitam a ter domínio diante dos problemas podendo classificar e aplicar soluções, seja dentro de uma equipe, grupos ou em situações individuais. Os conflitos são inevitáveis, eles podem ocorrer a qualquer momento e com qualquer tipo de pessoa, de diferentes idades personalidades, culturas e interesse diferentes. Contudo existem inúmeros tipos de conflitos que ocorrem dentro da organização sendo alguns deles os conflitos pessoais, conflitos interpessoais e conflitos organizacionais. A coleta de dados foi realizada em uma clínica de saúde situada na cidade de Ponta Grossa "“ PR, questionário este composto de seis perguntas objetivas. Foram entrevistadas vinte secretárias. Como resultado foi possível constatar que a secretária executiva pode atuar na resolução de conflitos nas organizações. As teorias que embasaram esta pesquisa foram BERG (2012), CHIAVENATO (1993) e FIGUEIREDO (2012).Referências
BARBOSA, Christian. Estou em Reunião: um programa para modernizar as reuniões na sua empresa. Rio de Janeiro: Agir, 2009. 159 p.
BERG, Ernesto Artur. Administração de Conflitos: abordagens práticas para o dia a dia. 1.ed. Curitiba: Jaruá, 2012.
BRUCE, Anne. Como Motivar Sua Equipe. Rio de Janeiro: 2° Ed, 2006.
BURBRIDGE, R.Marc; Burbridge, Anna.Gestão de conflitos: desafio do mundo corporativo.São Paulo: Saraiva, 2012.
CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A.; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 505 p.
CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração: Abordagens descritivas e explicativas. 4.ª ed. São Paulo: Makron Books - MacGraw Hill, 1993.
CUNHA, M., Rego, A., Cunha R. & Cardoso, C. Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa: Editora RH,2007. p 536
DAMETTO, André. A importância do equilíbrio entre vivências pessoais e profissionais como um meio de aumentar a satisfação de vida. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção, 2007.
FIGUEIREDO, Lara Joana Lopes de. A Gestão de Conflitos Numa Organização e Conseqüentemente a Satisfação dos Colaboradores. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Em gestão, Departamento de Economia, Gestão e Ciências Sociais, Universidade Católica Portuguesa, Pólo de Viseu, 2012. Cap. 05.
GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisas. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2010.
GOLZE, Ana Camila et al. 2015. O papel e a valorização da secretária executiva no mundo corporativo.<http://www.revistaeficiencia.com.br> Acessado em: 17 de maio de 2017.
LOTZ, E. e GRAMMS, L. Gestão de talentos. Curitiba: Editora Ibpex, 2012
LUECKE, Richard. Criando Equipes. Rio de Janeiro: Editora Record, 2010.
MARINHO, Ana Paula (Org.). Framework Do Plano de Carreira do Profissional Secretário. São Paulo: 2015. 144 p.
MARTINS, Cibele Barsalini.D"™ELIA, Bete. (Orgs.). Modelosde gestão no contexto do profissional de secretariado. Departamento de Ciências da Administração/UFSC.Florianópolis,2015
MATTAR, FauzeNajib. Pesquisa de Marketing: metodologia, planejamento, execução e análise.7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014
MEDEIROS, João Bosco. ; HERNANDES, Sônia. Manual da secretária. 7. Ed. São Paulo: Atlas,1999
MEDEIROS, João Bosco; HERNANDES, Sônia. Manual da secretária. 8. Ed. São Paulo: Atlas,2003
NASCIMENTO, Eunice. Comportamento Organizacional. IESDE- Inteligência Educacional e Sistema de Ensino. Curitiba ,2008.
PIMENTEL, Alex. Curso de gerência de projetos. São Paulo: Digerati Books, 2008
ROBBINS, Stephen P.. Comportamento Organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
ROBBINS, Stephen P.. Comportamento Organizacional. Ed Rio de Janeiro: Prentice Hall, 2005.
SILVA, Kelly Fernanda da et.al. Motivação como aumento da satisfação e melhoria de desempenho na empresa de materiais rodantes. RevistaEletrônica: "DiálogosAcadêmicos, Sertãozinho-sp, p.01-23, 2013.
SIMONS, Tony; PETERSON, Randall .Task Conflict and Relationship Conflict in Top Management Teamsv.In JournalofAppliedPsychology.EUA: 2000.
VERGARA Sylvia Constant. Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas S.A, 2012
WISINSKI. Jerry. Como resolver conflitos no trabalho. Rio de Janeiro: Campus, 1994.