A PERCEPÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO PERANTE O COMPORTAMENTO PRODUTIVO DOS COLABORADORES

Autores

  • Thatianne Rafaella Gonçalves
  • Júlio César Stadler

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo geral realizar a análise do comportamento produtivo dos colaboradores em empresas do ramo de Publicidade e Propaganda, na cidade de Ponta Grossa - PR. Além disso, o trabalho intenta em pesquisar os comportamentos nesse ramo de organização, identificando mediante pesquisa de campo os comportamentos contraproducentes mais frequentes, analisando e expondo os dados obtidos e elaborando uma sugestão de "informativo" envolvendo os comportamentos contraproducentes. Tal temática foi escolhida a partir da leitura referente ao assunto, o qual chama a atenção pela maneira como muitos colaboradores portam-se em seu ambiente de trabalho. Os dados que viabilizaram esta análise foram obtidos por meio da aplicação de um questionário para quatro secretárias em organizações diferentes. Foi possível então quantificar os comportamentos e os dados foram tabulados. Os resultados apresentam os comportamentos identificados nas organizações perante a percepção do profissional de secretariado executivo. Para a fundamentação teórica deste trabalho foram utilizadas as teorias de Spector (2010), Muchinski (2004) e Hernandes e Medeiros (2003).

Referências

BARBIERI, Ugo Franco. Gestão de Pessoas nas Organizações: conceitos básicos e Aplicações. São Paulo: Atlas, 2016.

BORTH, Marcelo Rafael; PORTELA, Keyla Christina Almeida; SCHUMACHER, Alexandre José. Ferramentas do Secretário Executivo. 2. ed. Cuiabá: Dos Autores,2013.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Malone, 2014.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 9. ed. Barueri, SP: Malone, 2004.

FERNANDES, Almesinda Martins de Oliveira; OLIVEIRA, Cassio Fernandes de; SILVA, Milena Oliveira da. Psicologia e Relação Humana no Trabalho. Goiânia: AB, 2006.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HERNANDES, Sonia; MEDEIROS, João Bosco. Manual da Secretária. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

KINDERSKEY, Dorling. Como aprimorar a Gestão de Pessoas. Publicado originalmente na Grã- BretanhaË1999.

LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina. Comportamento OrganizacionalË conceitos e práticas. São Paulo: Saraiva, 2006.

MAZULO, R.; LIENDO, S. Secretária. São Paulo: SENAC, 2010.

MINICUCCI, Agostinho. Relações Humanas:Psicologia das Relações Interpessoais. 3. ed. SãoPaulo: Atlas, 1982.

MUCHINSKI, Paul M. Psicologia Organizacional.São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

NEIVA, Edméa Garcia; D"™ÉLIA, Maria Elizabete Silva. As novas competências doprofissional de secretariado. 3. ed. São Paulo: IOB Folhamatic, 2014.

NEWSTROM, John W. Comportamento Organizacional: O comportamento humano no trabalho. 12.ed. Editora Mc Graw Hill, 2011.

NEVES, Paula C. Comportamento de cidadania organizacional: uma revisão de conceitos. 2015. Disponível em: www.exedrajournal.com/wp-content/uploads/2015/04/n9-B1.pdfacesso em 29 de março de 2017.

PRONADOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas de pesquisa do trabalho acadêmico. Cleber Cristiano Pronadov, Ernani Cesar de Freitas "“ 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2010.

RIBEIRO, Antônio de Lima. Gestão de Pessoas. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

SKINNER, BurrhusFrederic. Ciência e Comportamento humano. 11. ed. São Paulo: Martins, 2003.

SAMPAIO, Getulio Pinto. Relações Humanas a Toda Hora. São Paulo: Nobel, 2000.

SPECTOR, Paul E. Psicologia nas Organizações. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1998.

Downloads

Publicado

14-11-2018

Edição

Seção

Bacharelado em Secretariado Executivo

Como Citar

A PERCEPÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO PERANTE O COMPORTAMENTO PRODUTIVO DOS COLABORADORES. (2018). Trabalhos De Conclusão De Curso - Faculdade Sant’Ana. https://iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/1223