AS CONTRIBUIÇÕES DO DESENHO INFANTIL NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA ESCRITA

Autores

  • Kelly Manuelle Woiciechovski
  • Nayara Eduarda Scheifer
  • Analia Maria de Fátima Costa

Resumo

O presente trabalho teve como principal objetivo analisar as contribuições do desenho infantil para a apropriação da escrita no processo de alfabetização e letramento. Para tanto, embasou-se em um referencial teórico e análise de dados concretizando uma pesquisa de natureza qualitativa feita por meio de um estudo de campo, aplicado por meio de um questionário composto por 11(onze) questões abertas, direcionado a 4 (quatro) professoras atuantes em turmas distintas do 1º ano do Ensino Fundamental I, de 2 (duas) escolas particulares da cidade de Ponta Grossa-PR. A intencionalidade do respectivo estudo foi responder a problemática: quais as contribuições do desenho infantil na apropriação da escrita em crianças na fase de alfabetização e letramento? Dessa forma, foram abordados pontos principais, como a importância do desenho como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento da escrita; as etapas e evolução do desenho infantil e da escrita; o olhar pedagógico do professor em relação ao desenho no processo de alfabetização. Pode-se constatar a partir do estudo realizado, que o desenho é uma excelente ferramenta, utilizado por professores para o desenvolvimento e apropriação da escrita, além de contribuir para o desenvolvimento infantil, propiciando também o despertar artístico.

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Publicado

29-09-2022

Como Citar

Woiciechovski, K. M. ., Scheifer, N. E. ., & Costa, A. M. de F. . (2022). AS CONTRIBUIÇÕES DO DESENHO INFANTIL NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA ESCRITA . Trabalhos De Conclusão De Curso - Faculdade Sant’Ana. Recuperado de https://iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/2205

Edição

Seção

Licenciatura em Pedagogia