JOGOS E BRINCADEIRAS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Aline Cristiane Xavier Leite
  • Analia Maria de Fátima Costa

Resumo

O uso de jogos e brincadeiras sempre se mostraram como importantes dispositivos para um aprendizado lúdico e vinculados ao desenvolvimento da aprendizagem nos anos iniciais, propiciam o processo de alfabetização mais satisfatório. A presente pesquisa traz reflexões sobre jogos e brincadeiras, alfabetização e letramento e a importância dessa prática para um aprendizado significativo e teve como objetivo principal analisar a importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental, para tanto, optou-se pela pesquisa qualitativa com procedimentos técnicos de pesquisa de campo. O referencial teórico foi delineado nos seguintes estudiosos: Kishimoto (1996), Rau (2013), Soares e Batista (2005), Frade (2005), Moreira e Caleffe (2008), Cervo, Berviam e Silva (2007), Gonsalves (2001) e Minayo (2003).A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Ponta Grossa, direcionada à 3 (três) professoras, as quais participaram respondendo um questionário com 11 (onze) questões abertas a respeito da temática em pauta. A pesquisa apontou a relevância da inserção dos jogos e brincadeiras como ferramenta pedagógica no processo de alfabetização e letramento da criança dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Downloads

Publicado

29-09-2022

Como Citar

Leite, A. C. X., & Costa, A. M. de F. . (2022). JOGOS E BRINCADEIRAS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Trabalhos De Conclusão De Curso - Faculdade Sant’Ana. Recuperado de https://iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/2214

Edição

Seção

Licenciatura em Pedagogia