A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ALUNOS COM TDAH
UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo
O déficit de atenção e hiperatividade, também conhecido como TDAH, é um distúrbio de ordem neurobiológica de causas desconhecidas e também, um dos transtornos mais recorrentes no mundo. Esse transtorno não faz distinção de classe social, etnia ou geolocalização. O objetivo deste artigo é demonstrar a contribuição dos professores e das aulas de educação física para a diminuição dos sintomas do déficit de atenção e hiperatividade. Seus sintomas são caracterizados por desatenção e hiperatividade física ou cerebral. Apesar de grande parte dos seus sintomas diminuírem na vida adulta dos portadores, o transtorno não possui cura. Até o presente momento, não há exames laboratoriais ou de imagens capazes de diagnosticá-lo, sendo assim, o meio utilizado é a anamnese, realizada por profissionais da área de psicologia, neurologia e psiquiatria e baseado nos parâmetros do DSM-5 (Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais). Esse assunto é frequentemente debatido nas rodas de professores e alunos de licenciatura, apesar disso, muitas pessoas falam sobre o assunto sem uma base teórica, com poucas certezas. Esta pesquisa de revisão integrativa foi dívida em seis etapas, sendo elas: elaboração da pergunta norteadora, busca ou amostragem na literatura, coleta de dados, análise crítica dos estudos incluídos, discussão dos resultados e apresentação da revisão integrativa. O presente artigo concluiu que a prática da atividade física e as aulas de Educação Física podem favorecer a melhoria no equilíbrio corporal, na saúde física e mental dos alunos com TDAH. Favorecendo não apenas a melhoria na disciplina da Educação Física, e sim, na melhoria do desempenho escolar como um todoDownloads
Publicado
10-12-2019
Edição
Seção
Licenciatura em Educação Física
Como Citar
A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ALUNOS COM TDAH: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. (2019). Trabalhos De Conclusão De Curso - Faculdade Sant’Ana. https://iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/2253