SOCIALIZAÇÃO E LINGUAGEM DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DEFICIENTES AUDITIVOS DE UM CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE AUDITIVA DOS CAMPOS GERAIS

PERCEPÇÕES DE PAIS

Autores

  • Byanka Almeida de Camargo
  • Silvana Ribas Pedroso
  • Isis Aline Lourenço de Souza Gaedicke

Resumo

A linguagem oral e a audição estão interligadas e, contribuem de forma significativa na socialização do homem. De tal modo, deficientes auditivos têm uma realidade desafiadora com relação à socialização e, mesmo no século XXI muitos destes sujeitos ainda vivem isolados da sociedade e até mesmo da própria família. Sendo assim, a Fonoaudiologia, enquanto ciência tem como compromisso não apenas reabilitar as alterações fonoaudiológicas, mas, também promover a qualidade de vida e a inclusão social de pessoas com perdas auditivas. Mas, sendo que é nos primeiros anos de vida que o desenvolvimento linguístico é estabelecido, a presente pesquisa preocupa-se com a socialização de crianças e adolescentes deficientes auditivos, e tem como principal objetivo analisar a percepção de pais sobre a utilização da linguagem falada desses sujeitos, em contextos de socialização, atendidas num Centro de Referência em Saúde Auditiva, dos Campos Gerais, após início de terapia fonoaudiológica. Para tanto foi utilizado um questionário com perguntas semiestruturadas, para observar a opinião destes pais sobre a linguagem falada de seus filhos em contextos sociais, observando os desafios e evoluções relatadas. Tendo em vista os aspectos observados no trabalho ao que refere-se a linguagem, os pais optaram pela oralização pelo fato da independência, bem como da importância de seus filhos estarem interligados com a comunidade ouvinte.  Os pais afirmam a contribuição significativa da Fonoaudiologia no desenvolvimento de seus filhos.

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Publicado

10-12-2019

Como Citar

Camargo, B. A. de ., Pedroso, S. R. ., & Gaedicke, I. A. L. de S. (2019). SOCIALIZAÇÃO E LINGUAGEM DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DEFICIENTES AUDITIVOS DE UM CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE AUDITIVA DOS CAMPOS GERAIS: PERCEPÇÕES DE PAIS. Trabalhos De Conclusão De Curso - Faculdade Sant’Ana. Recuperado de https://iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/2257

Edição

Seção

Bacharelado em Fonoaudiologia