CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOMOTRICIDADE E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo analisar a importância da psicomotricidade no desenvolvimento psicomotor da criança nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. O trabalho foi realizado por intermédio de uma pesquisa qualitativa, na qual foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas, com o intuído de responder a problemática: Qual a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento psicomotor da criança dos anos iniciais do Ensino Fundamental I? A coleta de dados ocorreu em uma escola municipal da cidade de Ponta Grossa – PR, nas turmas de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental I. Os principais autores referenciados foram: Lapierre (2002), Patell et al (2012); Mantovani; Tavares (2020), Nogueira et al (2020), Rossi (2012), Silva (2016), Quintino & Corrêa (2018), Conde (2014), Dias et al (2021), Gonçalves (2004), Anciutti (2014), Aranha (2016), Rezende et al (2021), Maciel & Barbosa (2021), entre outros. A partir dos dados analisados contatou-se que, as professoras da escola pesquisada possuem conhecimento sobre a área da psicomotricidade, reconhecem sua importância e a associam em diversas atividades que são realizadas, dentro e fora da sala de aula. Desse modo, a pesquisa constata a relevância da psicomotricidade no cotidiano da sala de aula visto que, colabora para o desenvolvimento geral e psicomotor da criança.Downloads
Publicado
30-11-2022
Edição
Seção
Licenciatura em Pedagogia
Como Citar
CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOMOTRICIDADE E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. (2022). Trabalhos De Conclusão De Curso - Faculdade Sant’Ana. https://iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/2767