Ensino Religioso:Aprendendo a Respeitar as Diferenças
Resumo
Durante toda a história da humanidade, a religião esteve presente em todas as sociedades, sendo objeto de estudo no decorrer dos diferentes períodos da história. Presente na vida de inúmeras pessoas, a religião se fez e ainda tem sua participação no contexto escolar, através do Ensino Religioso. Essa disciplina vem sendo na atualidade, assim como desde o início da era republicana, o centro de problemáticas onde a educação brasileira passa por diversas mudanças ocorridas até hoje. O presente trabalho tem como tema o Ensino Religioso: aprendendo a respeitar as diferenças, onde a problemática, resulta da pergunta: Em um país como o Brasil, onde todo cidadão tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião, por que a intolerância religiosa, ainda é um dos assuntos que causam discriminação, zombação, indiferença e até mesmo perseguição aberta ou sutilmente? Tendo como objetivo geral a compreensão do Ensino Religioso, e de como se pode ajudar a construir cidadãos conhecedores das diferenças religiosas e respeitando-as, através do conhecimento da história do Ensino Religioso no Brasil e no mundo, juntamente com os objetivos específicos : conhecer a história do Ensino Religioso no Brasil, pesquisar panoramicamente sobre as histórias de algumas religiões que influenciam a sociedade brasileira, averiguar os conteúdos abordados pela disciplina de Ensino Religioso e descrever os maiores desafios encontrados pelos professores de Ensino Religioso averiguando os conteúdos abordados por esta disciplina. Visto que o Brasil é considerado um País laico e o catolicismo é o centro de manifestos, tendo como exemplo alguns feriados respeitados por todos, até mesmo por aqueles que não fazem parte da mesma fé. A pesquisa iniciou-se com uma análise bibliográfica, optando pela realização de um trabalho de cunho teórico que condiz com a legislação e diretrizes que vigoram no Estado.Referências
ALVES; R. O que é religião? São Paulo: Ipiranga, 1999.
CARON, L. et al . O ensino religioso na nova ldb. Petrópolis: Vozes, 1997.
CASA CIVÍL; PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. LEI Nº 9.475, DE 22 DE JULHO DE 1997.Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9475.htm#art1. Acesso em: 12 out. 2017.
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS. Disponível em: http://www.ohchr.org/EN/UDHR/Documents/UDHR_Translations/por.pdf. Acesso em: 12 out. 2017.
IBGE; INSTITUTO BRASIELEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Religiões. Disponível em: https://ww2.ibge.gov.br/estadosat/temas.php?sigla=ba&tema=censodemog2010_relig. Acesso em: 12out. 2017.
INCONTRI; D. BIGHETO; A. Todos o jeitos de crer. São Paulo: Ática. 2004.
JUNQUEIRA; S.; R; A. [et al.] . Religião e cultura: Departamento de Teologia e Ciências da religião "“ PUC-SP São Paulo: Paulinas, 2007.
JUNQUEIRA; S, R, A. Ensino religioso: uma produção a partir de olhares múltiplos . Curitiba:Bagozzi, 2006.
JUNQUEIRA; S. R. A. O Processo de escolarização do ensino religioso no brasil . Petrópolis: Vozes, 2002.
KOROVAEFF; C. K. Uma breve história de religiões e de fé: Budismo-Cristianismo-Hinduísmo-Islamismo-Judaísmo. São Paulo: Escala, S/D.
KUNG; H. Projeto de ética mundial: uma moral ecumênica em vista da sobrevivência humana. São Paulo: Paulinas, 2003.
MAJOR RELIGIONS of the World Ranked by Number of Adherents.Disponível em: http://www.adherents.com/Religions_By_Adherents.html. Acesso em: 12out. 2017.
MANOEL; I; A. FREITAS; N; M; B. História das religiões: desafios, problemas e avanços teóricos, metodológicos e historiográficos. São Paulo: Paulinas, 2006.
MELO; F. R. Religião e religiões: perguntas que muita gente faz. Aparecida: Santuário, 2006.
MERTON; T. Paz na era pós "“ cristã: testamento de um dos maiores místicos do século XX. Aparecida: Santuário, 2011.
OLINEKI; M. L. R. DALDEGAN; V. M. Encantar: Uma pratica pedagógica no Ensino Religioso. Petrópolis: Vozes, 2003.
ONU; NAÇÕES UNIDAS DO BRASIL. Direitos humanos. Disponível em: https://nacoesunidas.org/onu-respeito-mutuo-entre-diferentes-religioes-e-culturas-e-alicerce-para-um-mundo-em-paz/. Acesso em: 12out. 2017.
OTTO; R. O Sagrado. LISBOA; Portugal: Edições 70, 2005.
PASSOS; J. D. Ensino religioso: Construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007.
PIKAZA; X. Violência e diálogo das religiões: Um projeto de paz. São Paulo: Paulinas, 2008.
SAMUEL; A. As religiões hoje: São Paulo: Paulus, 1997.
SANCHEZ; W. L. Pluralismo religioso: As religiões no mundo atual. São Paulo: Paulinas, 2005.
SCHERER; B. As grandes religiões: temas centrais comparados. Petrópolis: Vozes, 2005
SENA; L. Ensino religioso e formação de docentes. São Paulo: Paulinas, 2006.
SOTER. Religiões e paz mundial. São Paulo: Paulinas, 2010