UM ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO E A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE SECRETARIADO EXECUTIVO ACERCA DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre as Relações Humanas no trabalho, bem como a percepção de estudantes e profissionais de Secretariado Executivo acerca do relacionamento interpessoal no ambiente organizacional. Desta forma, efetuou-se o seguinte questionamento: Qual a percepção dos profissionais de Secretariado Executivo sobre as relações interpessoais no trabalho? A pesquisa foi definida, quanto à metodologia, da seguinte forma: qualitativa, quanto à abordagem, por não existir necessidade de quantificar resultados; pesquisa básica, quanto à natureza, por não dispor de aplicação prática; exploratória, quanto aos objetivos, por buscar aproximar a pesquisadora de um problema; pesquisa de campo, quanto ao procedimento, tendo em vista a busca de uma resposta para uma pergunta previamente identificada; quanto à abordagem, utilizou-se do método dedutivo para a observação de fenômenos sociais relativos à s Relações Humanas; e quanto à técnica de coleta de dados, fez-se uso da técnica de observação direta extensiva por meio da aplicação de questionário. Por fim, a análise dos resultados da pesquisa de campo constatou que a maioria dos profissionais ou ainda estudantes de Secretariado Executivo possuem bom ou ótimo relacionamento com seus colegas e chefia e consideram importante o estudo das Relações Humanas para a profissão.Referências
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