A Importância do Xadrez no Ambiente Escolar
Resumo
O presente trabalho propõe-se a identificar se o jogo de xadrez tem importância e relevância no ambiente escolar ou se apenas trata-se de um simples jogo lúdico. E também como o jogo de xadrez é visto e desenvolvido dentro das escolas, tendo assim essa temática como objetivo principal da pesquisa. A metodologia utilizada na pesquisa é a revisão bibliográfica exploratória de estudos de outros pesquisadores que escreveram sobre o jogo de xadrez e todos os outros assuntos que se conectam ao xadrez de uma maneira natural. No decorrer da pesquisa foram analisados estudos de vários autores, e nenhum deles relatou que o xadrez é simplesmente um jogo para passar o tempo, pelo contrário todos apontaram em seus estudos a grande riqueza que o jogo tem em aspectos de desenvolvimento da capacidade cognitiva do praticante, proporcionando ao mesmo vários benefícios, o xadrez pode ser usado como um grande aliado dos educadores no processo de ensino-aprendizagem, não apenas na Educação Física, mas em outras disciplinas como Matemática, Geografia e Arte, servindo assim, como um instrumento pedagógico que pode ser usado nesse processo multidisciplinar de ensino. Assim sendo, a presente pesquisa chegou à conclusão que realmente o xadrez tem uma grande importância no ambiente escolar, deve estar presente no cotidiano dos alunos dentro da escola por se tratar de um jogo riquíssimo em aprendizado e benefícios, quando desenvolvido de maneira correta, certamente o resultado obtido com os alunos será bem satisfatório.Referências
AMÉRICO, Adriano U. e ARAUJO, Ulisses F. O processo ensino-aprendizagem do xadrez na educação e no desenvolvimento de crianças. Universidade de São Paulo-USP. 2007. Disponível em: <https://www.4shared.com/web/preview/pdf/rBeiO91t>. Acesso em: 05 maio. 2017.
ANGÉLICO, Lays P.; PORFÍRIO, Luciana C. O JOGO DE XADREZ MODIFICA A ESCOLA: Por que se deve aprender xadrez e tê-lo como eixo integrador no currículo escolar? Revista Eletrônica da faculdade Semar/Unicastelo, 2010. Disponível em: <http://www.semar.edu.br/revista/downloads/edicao1/artigo-lays-angelica-luciana-porfirio.pdf>. Acesso em: 11 maio. 2017.
ARAÚJO, A. A. O xadrez como atividade lúdica na escola: uma possibilidade de utilização do jogo como instrumento pedagógico no processo ensino-aprendizagem. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B9uTAbmNZSMRZjliNDc4ZTgtN2E5OC00OGU3LWJjNTItOTdhNzgzM2JkMThh/view?ddrp=1&hl=pt_BR#>. Acesso em: 03 jun. 2017.
BAPTISTONE, S. A. O jogo na história: um estudo sobre o uso do jogo de xadrez no processo ensino-aprendizagem. Dissertação (Mestrado), Universidade São Marcos, São Paulo, 2000.
CHRISTOFOLETTI, D. F. A. O jogo de xadrez na educação matemática, 2005. Disponível em:< http://www.efdeportes.com/efd80/xadrez.htm>.
Acesso em: 10 abr. 2017.
COBRA, Nuno. Jogar Xadrez Exige Preparo Físico. Disponível em: <http://www.fexpar.esp.br/Leituras/nunocobra/QualidadedeVida.html>. Acesso em: 04 jun. 2017.
COSTA, Lamartine da. Atlas do esporte no Brasil. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Schape, 2005. Disponível em: http://www.confef.org.br/arquivos/atlas/atlas.pdf. Acesso em: 01 ago. 2017.
DA HORA, H.; BARATA, R.; REZENDE, S. Aprendendo xadrez na escola: plano de aula do professor para as primeiras 12 aulas. Rio de Janeiro: Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: <http://aeapxadrez.hol.es/wa_files/Apostila_Regras_Basicas.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2017.
D'LUCIA, Ricardo S. et all. O Ensino de Xadrez Como Ferramenta no Processo de Aprendizado Infantil. in REVISTA CIÊNCIA EM EXTENSÃO. v.3, n.2, 2007. Disponível em: <https://www.4shared.com/document/XWSrOd5Z/O_ENSINO_DE_XADREZ_COMO_FERRAM.html>. Acesso em: 07 maio. 2017.
DUARTE, Rafael de S.; FREITAS, Maria T. M. O Jogo de Xadrez no Ensino da Matemática. Universidade Federal de Uberlândia-UFU, 2006. Disponível em: <https://www.4shared.com/document/ezYDgfCl/artigo_-_o_jogo_do_xadrez_no_e.html>. Acesso em: 09 abr. 2017.
DUTRA, A.S.; BORGES, E.P.; SANTOS, M.L. Xadrez: um instrumento pedagógico nas aulas de Educação Física do Ensino Médio integrado do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) - Campus Timon. Maranhão, 2012.
Disponível em: <http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/viewFile/94/1843>. Acesso em: 03 jun. 2017.
FADEL, J.G.R.; MATA, V.A. O xadrez como atividade complementar na escola: Uma possibilidade de utilização do jogo como instrumento pedagógico. Paraná, 2008.
FERREIRA, Alexandre S.; SOUZA Ana P. A UTILIZAÇÃO DO XADREZ NAS AULAS DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Enpeg. Porto Alegre, 2009. Disponível em: <http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT6/tc6%20%287%29.pdf>. Acesso em: 03 jun. 2017.
FRANÇA, Cristiano de S. O Xadrez como Ferramenta Pedagógica para as Aulas de Educação Física Escolar. Universidade Estadual da Paraíba, 2012. Disponível em: <http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/895/1/PDF%20-%20Cristiano%20de%20Sousa%20Fran%C3%A7a.pdf>. Acesso em: 09 maio 2017.
GAMBÔA, R. Escolas apontam que projeto xadrez na sala de aula começa a apresentar resultados. Gravataí (RS): Clube do Xadrez. Disponível em: < http://www.clubedexadrez.com.br >. Acesso em: 06 jun. 2017.
GIACHINI, Felipe Achilles. A influência do xadrez no desenvolvimento da capacidade de concentração em alunos da 6ª série do ensino fundamental. Disponível em: <http://www.xadreznobre.com.br/wa_files/monografia_20felipe.pdf>. Acesso em: 08 ago. 2017.
GOULART, Edson; FREI, Fernando. O jogo de xadrez como ferramenta para o ensino da matemática à crianças do ensino fundamental. Disponível em: <http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2005/artigos/capitulo%2010/ojogodexadrez.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2017.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. 5edição. São Paulo: Perspectiva, 2007. Disponível em: <http://jnsilva.ludicum.org/Huizinga_HomoLudens.pdf>. Acesso em: 08 ago. 2017.
JULIÃO, Taís. Xadrez Escolar: Uma lição gostosa de aprender. Disponível em: http: /xadrezescolarecompeticao.blogspot.com/2008/05>.
Acesso em: 09 abr. 2017.
JULIÃO, T. Uma etnografia do xadrez: símbolos e representações. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=YHig1j0g2cYC&pg=PA130&lpg=PA130&dq=Uma+etnografia+do+xadrez:+s%C3%ADmbolos+e+representa%C3%A7%C3%B5es+juliao&source=bl&ots=JrkzM-L-dF&sig=Xlz2taCeWN12d9Tq-Is-2v8KH3Q&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjwkJfd1MDVAhUEk5AKHTJdAQUQ6AEIJzAA#v=onepage&q=Uma%20etnografia%20do%20xadrez%3A%20s%C3%ADmbolos%20e%20representa%C3%A7%C3%B5es%20juliao&f=false>. Acesso em: 7 maio. 2017.
MARQUES, Vagner Alexandre et al. Xadrez nas escolas: uma Ferramenta Pedagógica Interdisciplinar para a Educação Física. Corpo e Movimento, Catanduva - SP v. 1, n. 1, 2008, p. 36-45, jan./dez.2008.
NIKOLIC, Jovane. Xadrez: um Manifesto à Arte. 2015. Disponível em: <https://rafaelleitao.com/xadrez-e-arte/>. Acesso em 20 jun. 2017.
OLIVEIRA, Cléber A. S. de. O Xadrez Como Ferramenta Pedagógica Complementar na Educação Matemática. Universidade Católica de Brasília-UCB. Brasília, 2006. Disponível em: <https://www.4shared.com/web/preview/pdf/0x3cpwLD>. Acesso em: 13 maio. 2017.
PILATI, Jerry A. Por que xadrez nas escolas? Francisco Beltrão, PR. Berzon. 2008.
PINTO, Fernando P. O jogo de xadrez e o ensino da matemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná "“ UTFPR. 2009. Disponível em: <http://www.sinect.com.br/anais2009/artigos/10%20Ensinodematematica/Ensinodematematica_artigo15.pdf>. Acesso em: 14 maio. 2017.
RAFAELLEITAO.COM. Xadrez e Artes Plásticas: 5 Obras sobre Xadrez. 2015. Disponível em: <https://rafaelleitao.com/artes-plasticas-obras-xadrez/>. Acesso em 21 jun. 2017.
ROCKENBACH, Ramon Roberto Barbosa. O xadrez escolar e sua relação com a satisfação familiar. 1ª Ed, Dois Vizinhos: Carikol, 2010.
RODRIGUES, Andréia. O Xadrez na Educação Física Escolar. Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. REVISTA Motrivivência Ano XX, n 31, p. 182-186. Florianópolis/SC. dez./2008. Disponível em: <https://www.4shared.com/document/uYzf_sLP/artigo_-_O_xadrez_na_educao_fs.html>. Acesso em: 08 maio. 2017.
RODRIGUES, Vanessa. Os 10 principais benefícios do xadrez para a saúde, 2016. Disponível em: <http://www.cxol.com.br/editoria/artigos/32272/artigo-os-10-principais-beneficios-do-xadrez-para-a-saude>. Acesso em: 25 jun. 2017.
SÁ, A. V. M. et al. Xadrez: cartilha. Brasília: MED, 1993.
SANTOS, Marcel S. dos. A Abstratividade das Ciências Químicas, Físicas e Matemáticas "“ O Xadrez Como Auxílio no Desenvolvimento das Habilidades Cognitivas. Faculdade São Lucas e Mateus, in Revista SABER CIENTÍFICO, Porto Velho/RO, jul./dez. 2009. Disponível em: <https://www.4shared.com/document/u1S_SJ00/artigo_-_o_xadrez_como_auxilio.html>. Acesso em: 07 maio. 2017.
SILVA, W.P. OS BENEFÍCIOS DO JOGO DE XADREZ PARA A SAÚDE. 2009. Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1680165>. Acesso em 10 out. 2017.
SILVA, W. Apostila do curso de xadrez básico. Curitiba: Secretaria do
Estado da Educação e Federação Paranaense de Xadrez, 2002.
SOARES, Aparecida P.; SOARES, Selma P. O JOGO DE XADREZ COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. Cadernos de Pesquisa, Maranhão, v.21, n.3, p. 29-40, set/dez 2014. Disponível em: <http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3070>. Acesso em 01 jun. 2017.
SUNYÉ NETO, J. Xadrez escolar: um instrumento multidisciplinar numa escola de qualidade. Disponível em: <http://www.tabuleirodexadrez.com.br/xadrez-escolar-um-instrumento-multidisciplinar-numa-escola-de-qualidade.html>. Acesso em: 02 jul. 2017.