A Criança com Dislexia: um desafio no contexto escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental I
Resumo
Este artigo tem como objetivo conhecer o conceito de Dislexia e as dificuldades de aprendizagem da criança disléxica no contexto escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, buscou-se realizar uma pesquisa de cunho bibliográfico embasada, principalmente, em MUSZKAT, M; RIZZUTTI, S (2012), SANA (2005) e FONSECA (1995). Aprofundando os conhecimentos sobre a Dislexia, percebeu-se que a discussão do tema ainda é muito necessária, uma vez que esse transtorno nem sempre é identificado e tratado como se deve, além disso, o diagnóstico precoce e um trabalho diferenciado podem fazer toda diferença na aprendizagem do aluno. Por fim, o artigo é de grande valia, representando ao profissional de educação uma fonte de esclarecimento sobre o tema.Referências
ABD. Associação Brasileira de Dislexia. São Paulo, 2014. Disponível em: <<http://www.dislexia.org.br/>>
American Educational Research Association, American Psychological Association, & National Council on Measurement in Education. (1999). Standards foreducationalandpsychologicaltesting (3rd ed.). Washington, DC: Author. American Psychiatric Association. (2002). DSM-IV-TR: manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (ed. rev.). Porto Alegre: Artes Médicas.
BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras
providências. Brasília, 2011. Disponível em: <<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20112014/2011/Decreto/D7611.htm>>.
Capellini, S. A., Sampaio, M. N., Matsuzawa, M. T., Oliveira, A. M., Fadini, C. C., & Martins, M. A. (2009). Protocolo de identificação precoce dos problemas de leitura: estudo preliminar com escolares de 1º ano escolar. Psicopedagogia, 26(81), 367-375.
COELHO, D. T. Dislexia, Disgrafia, Disortografia e Discalculia. Disponível em: <<http://www.ciecuminho.org/documentos/ebooks/2307/pdfs/8%20Inf%C3%A2ncia%20e%20Inclus%C3%A3o/Dislexia.pdf>>. Acesso em 17/ 10/ 2017.
CONCEIÇÃO, M. Estudo da dislexia "“ Histórico. 2010. Disponível em: <<http://melofreud.blogspot.com.br/2010/10/historico-dislexia.html>>. Acesso em: 20/ 10/ 2017 Dislexia - Conhecer para intervir. Projeto da responsabilidade da apie - Associação Portuguesa de Investigação Educacional - Educação Especial e Deficiência.2011). In ação de formação apie 2011. Disponível em: <<http://edif.blogs.sapo.pt/81016.html>>. Acesso em: 14/08/17.
FERREIRA, N.S.A. A Pesquisa sobre Leitura no Brasil: 1980 "“ 1995. Disponível em:<<https://www.fe.unicamp.br/alle/textos/NSAF-ContribuicoesEscrita.pdf>>. Acesso em: 20/ 10/ 2017.
FONSECA, da V. Dislexia, cognição e aprendizagem: uma abordagem neuropsicológica das dificuldades de aprendizagem da leitura. 2009. Disponível em: <>. Acesso em: 14/08/17.
FONSECA, da V. Introdução as dificuldades de Aprendizagem. 2. ed. rev. Porto Alegre: Ed. Artmed, 1995. p. 318 - 353.
FRANCO, M. A. M; GUERRA, L. B. Práticas Pedagógicas em contextos de Inclusão. Situação de sala de aula. Jundiaí. Ed. Paco: 2015. p. 21.
GOMES, F. M. O papel fundamental do pedagogo para alfabetização dos alunos disléxicos. Disponível em:<<https://petpedufba.wordpress.com/2014/09/09/dislexia-o-papel-fundamental-do-pedagogo-para-alfabetizacao-dos-alunos-dislexicos/>>. Acesso em 26/ 08/ 2017.
GONÇALVES, M, M, da C. A Relação da Dislexia, Insucesso Escolar e Educação Especial. Acção de Formação. Disponível em: <>. Acesso em: 14/08/17.
______. Instituto Brasileiro de Geografia e estatística. IBGE. Brasília, 2009. Síntese de indicadores sociais "“ 2009. Disponível em: <<http://www.ibge.gov.br/home/>>. ______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Disponível em: << http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>>.
MELLO, M. de N.D. & DIAS, M. de J. F. Dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita dos alunos nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: <<http://wwwnead.unama.br>>. Acesso em: 18/ MUSZKAT, M; RIZZUTTI, S. Educação & Saúde: O professor e a dislexia. Ed. Cortez: 2012. p. 118.
NICO, M. A. N. Dislexia. Disponível em: <<http://www.profala.com/artdislexia4.htm>>. Acesso em: 14/ 08/ 2017.
IANHES, M. E; NICO, M. A. Nem sempre é o que parece: Como enfrentar a dislexia e os fracassos escolares. 10ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002.
RICHAR, M. B; BOZZO, F. E. F. Detecção dos sintomas da dislexia e contribuições pedagógicas no aspecto ensino aprendizagem para alunos do ciclo e do ensino fundamental. Lins, São Paulo: 2009. p. 14.
RODRIGUES, M. Z; SILVEIRA, L. Dislexia: Distúrbio de aprendizagem da leitura e escrita no Ensino Fundamental. 24 abr. 2008. Disponível em: <<http://www.webartigos.com.artides55511dislexia-disturbio-de-aprendizagem-da-leiturae-escrita-no-ensino-fundamentalpagina1.html>>. Acesso em: 7 abr. 2009.
ROTTA, N. T. PEDROSO, F. S. Transtornos da Aprendizagem. Cap. 11. Porto Alegre: 2006. p.150 "“ 187.
SANA, C. C. Por que meu filho não aprende? Ed. Eku: Santa Catarina. 2005. p. 32 a 50. TAVARES, H. V. Apoio pedagógico as crianças com necessidades educacionais especiais: dislexia. Monografia de Pós-Graduação Lato Sensu em Distúrbio de Aprendizagem pela Faculdade de Medicina do ABC. São Paulo, 2008. YOSHIMATSU, M. H; TAVARES, A. Transtornos específicos da aprendizagem: Dislexia e Discalculia. Disponível em: <<https://lndufmg.wordpress.com/2014/10/14/transtornos-especifios-da aprendizagem->>. Acesso em: 17/ 10/ 2017. ZORZI, J. L. e CAPELLINI, S. A. / organizadores. Dislexia e outros distúrbios de leitura-escrita: letras desafiando a aprendizagem. "“ 2ª ed. São José dos Campos: Pulso, 2009.