Os Desafios do Professor na Aplicação da Pedagogia de Projetos

Autores

  • Roselene Ventura de Oliveira
  • Maria Elganei Maciel

Resumo

A presente pesquisa, de natureza qualitativa, emergiu do interesse em conhecer a Pedagogia de projetos, bem como saber como é apresentada ao corpo docente, o que compreende em sua estrutura básica e descobrir quais os principais desafios enfrentados pelos professores, na execução desta metodologia. Em suma, o trabalho contém um breve relato sobre a origem da Pedagogia de projetos, alguns conceitos e a importância do planejamento na aplicação da referida pedagogia, aborda a questão do papel do professor e do aluno na organização do trabalho com projetos, e suas contribuições. Sendo assim, este trabalho oferece à comunidade acadêmica a alternativa de mais este material, resultado de um estudo com respaldo em investigações e reflexões fundamentadas teoricamente para que, desta forma, a temática sobre a Pedagogia de projetos possa ser abordada de maneira mais esclarecida em sua estrutura, vantagens e desafios.

Referências

ANTUNES, Celso. Relações interpessoais e auto-estima: a sala de aula como um espaço do crescimento integral. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. 68 p.

ARAÚJO, Ulisses Ferreira de. Temas transversais e a estratégias de projetos. São Paulo: Moderna, 2003. 111p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 148p.

GUTIERREZ, Ana Maria; OLIVEIRA, Alexandra M. da Silva; RONDON, Gislei A. de Souza. Metodologia de projetos na educação infantil: valores, saberes e desafios. Revista Educação e Linguagem, Cuiabá, v. 7, n. 1, p.40-53, dez. 2013. Disponível em:

<http://www.ice.edu.br/TNX/storage/webdisco/2013/12/09/outros/bb1970758e85ad2d471dabbe0a170f69.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2017.

HERNÁDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 1998. 150p.

HERNÁDEZ, Fernando. A organização do currículo por projetos de trabalho. 5. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998. 199p.

NERY, Alfredina. (Org.). Modalidades organizativas do trabalho pedagógico: uma possibilidade. Ensino fundamental de nove nos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. 2. ed.Brasília: MEC.v. 1, p.109-135, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensifund9anobasefinal.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2017.

NOGUEIRA, Nilbo R. Pedagogia dos Projetos: etapas, papéis e autores.4. ed. São Paulo: Érica, 2008.

PILETTI, Claudino. Didática Geral. São Paulo: Ática, 2003

REDIN, Marita Martins. [et al.]. Planejamento, práticas e projetos pedagógicos na educação infantil. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.

SILVA, Luciana Pereira da; TAVARES, Helenice Maria. Pedagogia de projetos: inovação no campo educacional. Revista da Católica, Uberlândia, v. 2, n. 3, p.236-245, 2010. Disponível em: <http://catolicaonline.com.br/revistadacatolica2/artigosv2n3/16-Pedagogia.pdf

>. Acesso em 21 de jun de 2017

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998. 224 p.

Downloads

Publicado

14-11-2018

Edição

Seção

Licenciatura em Pedagogia

Como Citar

Os Desafios do Professor na Aplicação da Pedagogia de Projetos. (2018). Trabalhos De Conclusão De Curso - Faculdade Sant’Ana. https://iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/616