CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: UM OLHAR DA PSICOLOGIA E SUA ATUAÇÃO EM CASA ABRIGO
Resumo
De acordo com o ECA, todas as crianças e adolescentes são alvos de proteção integral por parte da família, da sociedade e do Estado. As instituições de acolhimento têm por objetivo garantir seus direitos, oferecendo oportunidades de desenvolvimento que lhe foram negadas pela família e pela sociedade. Têm por objetivo mostrar a importância do olhar da Psicologia e as maneiras que o Psicólogo pode estar amenizando o sofrimento das crianças e adolescentes abrigados. Foi realizado uma pesquisa bibliográfica. Os recursos lúdicos promovem ao abrigado a inclusão, fortalecimento de vínculos entre o grupo e um espaço para livremente se expressarem.Referências
BRASIL, Casa Civil. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei n. 8.069 de 13 de julho de 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm>. Acesso em 28 de setembro de 2018.
PAES, C. C. Abrigamento e privação do poder-ser: reflexões sobre a liberdade entre adolescentes abrigados. Projeto de dissertação. Unespar, Campo Mourão, 2018.
AGUIAR, O. X. et al. Casa Abrigo: Possibilidade de Atuação para o Psicólogo. Revista Científica Eletrônica de Psicologia. Ano V "“ Número 9 "“ novembro de 2007 "“ Periódicos Semestral.
FERREIRA, F. M. N. S. Aspectos Lúdicos Contribuindo no Resgate da Autoestima e na Inclusão da Criança Abrigada. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/10554_6035.pdf>. Acesso em 28 de setembro de 2018.
ANTONI, C.; KOLLER, S.H. O psicólogo ecológico no contexto institucional: uma experiência com meninas vítimas de violência. Psicol. Ciênc. e Profissão, vol.21, n.1, p.14-29, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo dos resumos e pôsteres é de suma responsabilidade de seu (s) autor(es), que reponde(m) pela veracidade dos dados e informações relatadas.