A METÁFORA NA OBRA "A DIVINA COMEDIA" DE DANTE: UMA ANÁLISE HERMENÊUTICA DO CANTO IX
Resumo
Quando se trata de obras literárias paira uma certa dificuldade na sua leitura, e ler é interpretar, surgem nesse campo as mais variadas considerações, que muitas vezes geram distorções e ambiguidade no ato ler-interpretar o texto. Por esse motivo a pesquisa pretende laçar luz sobre as questões de possível interpretação do texto literário, nesse sentido o texto "A Divina Comédia", conforme os desdobramentos dos elementos linguísticos que perpassam a obra e a sua adequada interpretação. Para tanto revisam-se os estudos já concretizados por Ricoeur (2013), Eco (1993), e Alighieri (1981). São expostos os elementos simbólicos do canto IX da obra e submetidos as teorias dos filósofos, para resultar numa identificação do canto como uma grande metáfora que precisa ser corretamente interpretada.Referências
ALIGHIERI, Dante. Inferno. In: ______. A Divina Comédia. São Paulo: Abril Cultural, 1981, p. 21-122.
ECO, Umberto. Superinterpretando Textos. In: ______. Interpretação e Superinterpretação. São Paulo: Martins Fontes, 1993, p. 53-78.
RICOEUR, Paul. Metáfora e Símbolo. In: ______. Teoria da Interpretação: o discurso e o excesso de significação. Lisboa: Edições 70, 2013, p. 67-99.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
31-10-2018
Edição
Seção
Resumo Expandido
Licença
O conteúdo dos resumos e pôsteres é de suma responsabilidade de seu (s) autor(es), que reponde(m) pela veracidade dos dados e informações relatadas.
Como Citar
A METÁFORA NA OBRA "A DIVINA COMEDIA" DE DANTE: UMA ANÁLISE HERMENÊUTICA DO CANTO IX. (2018). Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 16. https://iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/1107