HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NA INFÂNCIA, UMA VARIÁVEL FUNDAMENTAL COMO PREVENÇÃO DA DEPRESSÃO

Autores

  • Bruna Antunes Machado
  • Simone Weckerlin Brustolin
  • Taline Ienk

Resumo

Diante dos números expressivos e alarmantes publicados pela ONU a respeito do aumento doTranstorno Depressivo Maior - TDM na sociedade contemporânea, faz-se necessário a busca de recursos que possibilitem auxílioe tragam alternativas benéficas a população. Esse resumo visa apresentar introdutoriamente uma possibilidade de intervenção para auxilio com crianças e adolescentes na prevenção e tratamento de transtornos desadaptativos. Programas semelhantes em andamento fora do Brasil mostram evidencias bastante significativas em relação a prevenção e tratamento da depressão a partir do desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de ênfase qualitativa, com o intuito de apresentar importantes dados acerca dessa intervenção que pode contribuir como aliada na prevenção e no tratamento do TDM.

Referências

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GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional "“ a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente, Editora Objetiva, 1995

TIVIÑOS, A. N. S. Três enfoques na pesquisa em ciências sociais: o positivismo, a fenomenologia e o marxismo: Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987. p. 31-79.

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ONU. Assembleia Geral das Nações Unidas. Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança. 1989.

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Como Citar

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NA INFÂNCIA, UMA VARIÁVEL FUNDAMENTAL COMO PREVENÇÃO DA DEPRESSÃO. (2019). Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 17. https://iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/1698