HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NA INFÂNCIA, UMA VARIÁVEL FUNDAMENTAL COMO PREVENÇÃO DA DEPRESSÃO
Resumo
Diante dos números expressivos e alarmantes publicados pela ONU a respeito do aumento doTranstorno Depressivo Maior - TDM na sociedade contemporânea, faz-se necessário a busca de recursos que possibilitem auxílioe tragam alternativas benéficas a população. Esse resumo visa apresentar introdutoriamente uma possibilidade de intervenção para auxilio com crianças e adolescentes na prevenção e tratamento de transtornos desadaptativos. Programas semelhantes em andamento fora do Brasil mostram evidencias bastante significativas em relação a prevenção e tratamento da depressão a partir do desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de ênfase qualitativa, com o intuito de apresentar importantes dados acerca dessa intervenção que pode contribuir como aliada na prevenção e no tratamento do TDM.Referências
BITTENCOURT, Ana Carolina de Carvalho Pachecoe col. Depressão: psicopatologia e terapia analítico-comportamental. 2. edição, Editora Juruá, 2015
Del Prette, ZildaA. P. Psicologia das Habilidades Sociais na Infância: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2013
GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional "“ a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente, Editora Objetiva, 1995
TIVIÑOS, A. N. S. Três enfoques na pesquisa em ciências sociais: o positivismo, a fenomenologia e o marxismo: Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987. p. 31-79.
NICO, Yara e col. A Depressão como Fenômeno Cultural da Sociedade Pós-moderna. E-book: São Paulo, 2015.
ONU. Assembleia Geral das Nações Unidas. Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança. 1989.
Downloads
Edição
Seção
Licença
O conteúdo dos resumos e pôsteres é de suma responsabilidade de seu (s) autor(es), que reponde(m) pela veracidade dos dados e informações relatadas.