DELEITES, AGRURAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PONTAGROSSENSE CONTEMPORÂNEA: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Marcos Pereira dos Santos

Resumo

Este texto acadêmico tem como principal objetivo efetuar um estudo de caso concernente às potencialidades, limitações, desafios e perspectivas existentes na elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) – monografias e artigos científicos – na Educação Superior pontagrossense contemporânea. Para tanto, realizou-se, durante os meses de março a junho de 2019, numa faculdade particular do município de Ponta Grossa/PR, uma pesquisa de campo junto a docentes das disciplinas de “Metodologia da Pesquisa Científica” e “Organização do Trabalho de Conclusão de Curso” que lecionam em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu nas áreas de Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia, e a professores(as)-orientadores(as) de TCCs que atuam nestes cursos.

Referências

BARRETO, J. A. E.; MESQUITA, J. V. C. A escrita acadêmica: acertos e desacertos. Fortaleza: Editora Casa de José de Alencar/Programa Editorial, 1997. (Coleção Alagadiço Novo – v.145).

FEITOSA, V. C. Redação de textos científicos. 3.ed. Campinas: Papirus, 1997.

INÁCIO FILHO, G. A monografia na universidade. 2.ed. Campinas: Papirus, 1998. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

MARTINS JÚNIOR, J. Como escrever trabalhos de conclusão de curso: instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

PESSOA, S. Dissertação não é bicho-papão: desmitificando monografias, teses e escritos acadêmicos. Rio de Janeiro: Rocco, 2005. (Coleção Hiperestudos).

Downloads

Como Citar

Santos, M. P. dos. (2019). DELEITES, AGRURAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PONTAGROSSENSE CONTEMPORÂNEA: UM ESTUDO DE CASO. Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 17. Recuperado de https://iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/1703

Edição

Seção

Resumo Expandido