ENTRE LAZERES, SILÊNCIOS, SILENCIAMENTOS, DIÁLOGOS, ENTRETENIMENTOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS: A "VOZ" E A "VEZ" DOS LIVROS FÍSICOS IMPRESSOS NA ESCOLA DA VIDA E NA VIDA NA/DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E UNIVERSIDADE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Resumo
O presente trabalho acadêmico-científico tem como principal finalidade trazer a lume alguns apontamentos crítico-reflexivos acerca do(s) lugar(es) ocupado(s) pelos livros físicos impressos em geral (didáticos, paradidáticos, de literatura, dentre outros) na escola da vida e na vida na/da escola de Educação Básica e universidade brasileira contemporânea. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa científica bibliográfica, de abordagem metodológica qualitativa, no intuito de explicitar, inclusive com base em experiências profissionais dos autores deste estudo científico, a "voz" e a "vez" dos livros impressos dentro e fora do âmbito educativo escolar e acadêmico/universitário nos dias atuais, haja vista que os mesmos se encontram (des)alocados entre lazeres, silêncios, silenciamentos, diálogos, entretenimentos e tecnologias digitais de informação e comunicação. Â Â Â Â Â Â Â Â ÂReferências
BELLEI, S. L. P. O livro, a literatura e o computador. São Paulo: EDUC; Florianópolis: Editora da UFSC, 2002.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Editora Porto, 1994. (Coleção Ciências da Educação "“ v.12).
CERTEAU, M. A cultura no plural. 2.ed. Campinas: Papirus, 2001. (Coleção Travessia do Século).
CHARTIER, R. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. 2.ed. Brasília: Editora da UnB, 1998.
FARIA, A. L. G. Ideologia no livro didático. 3.ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1985. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo "“ v.7).
FREITAG, B.; COSTA, W. F.; MOTTA, V. R. O livro didático em questão. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1989. (Coleção Educação Contemporânea).
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.
SANTOS, M. P. A utilização do livro didático sob o olhar dos professores de matemática de 8ª série do ensino fundamental. Ponta Grossa, 2003. 168 f. (Monografia de Especialização em Matemática: dimensões teórico-metodológicas "“ Universidade Estadual de Ponta Grossa). mimeo.
SCHAUN, A. Educomunicação: reflexões e princípios. Rio de Janeiro: Mauad, 2002.
SOUZA, D. M. Livro didático: arma pedagógica? In: CORACINI, M. J. (Org.). Interpretação, autoria e legitimação do livro didático. Campinas: Editora Pontes, p.93-103, 1999.
Downloads
Edição
Seção
Licença
O conteúdo dos resumos e pôsteres é de suma responsabilidade de seu (s) autor(es), que reponde(m) pela veracidade dos dados e informações relatadas.