A RESPONSABILIDADE DO PSICÓLOGO ESCOLAR NO CONTEXTO DA PREVENÇÃO DA POSSÍVEL EXISTÊNCIA DE “PROBLEMAS, DIFICULDADES OU FRACASSOS”

Autores

  • Camila Farago IESSA
  • Edinéia Maria Gabriel Faculdade Sant'Ana
  • Marcella Dallarmi Bueno Faculdade Sant'Ana
  • Kelly de Freitas Pugliesi Faculdade Sant'Ana
  • Cristiane Aparecida Costa Faculdade Sant'Ana

Resumo

A atuação do Psicólogo no contexto escolar tem sido caracterizada historicamente mais pelo modelo clínico do que por modelos sistêmicos e institucionais. A presente pesquisa objetiva discorrer sobre a responsabilidade do psicólogo escolar no contexto da prevenção da possível existência de “problemas, dificuldades ou fracassos”. Os resultados mostram ainda muitas críticas ao modelo que enfatiza apenas as dificuldades de aprendizagem atribuindo o fracasso ao aluno e familiares, entretanto existem muitos psicólogos ampliando e aperfeiçoando intervenções buscando uma atuação mais preventiva com ações estratégicas, incentivando procedimentos de ensino diversificados. Destaca-se a importância de intervenções com o foco na prevenção e promoção do desenvolvimento.

Downloads

Publicado

03-11-2022

Como Citar

Farago, C., Maria Gabriel, E., Dallarmi Bueno, . . . . . M. ., de Freitas Pugliesi, . . . K. ., & Aparecida Costa, C. . (2022). A RESPONSABILIDADE DO PSICÓLOGO ESCOLAR NO CONTEXTO DA PREVENÇÃO DA POSSÍVEL EXISTÊNCIA DE “PROBLEMAS, DIFICULDADES OU FRACASSOS”. Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 20(1). Recuperado de https://iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/2278

Edição

Seção

Resumo Expandido