A BATERIA MUSICAL COMO COADJUVANTE PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR PARA CRIANÇAS DE 6 ANOS
Resumo
A bateria é um instrumento musical que foi feito para dar ritmo à melodia das músicas. Este instrumento é composto por no mínimo seis peças, e todas são usadas por meio de técnicas musicais para seguir o compasso da música, auxiliando no tempo e preenchendo a melodia juntamente com os outros instrumentos. O presente resumo tem como objetivo apresentar os benefícios da bateria no desenvolvimento psicomotor de crianças com 06 anos de idade e especificar a importância da aprendizagem desse instrumento. Dessa maneira, pontuamos alguns dos resultados em que o instrumento irá favorecer e melhorar o desenvolvimento dessas crianças. Para chegar nesses resultados, buscamos em fontes bibliográficas, buscando por temas que envolvem a aprendizagem do instrumento e os benefícios neurocognitivos para crianças de 6 anos, enfatizando essa conciliação para buscar os resultados esperados. De acordo com Piaget (1983), a coordenação motora das crianças vai se desenvolvendo a partir de fases (de acordo com a idade). É fundamental que a criança seja estimulada com atividades motoras, sendo a bateria musical um fator coadjuvante desse desenvolvimento. Além de desenvolver a coordenação motora, através da aprendizagem deste da bateria se estimula a memória, a lateralidade, a noção espacial, a atenção, entre outras atividades cognitivas (Gomes, 2010). As crianças na faixa etária de seis anos são capazes de processar instruções e aprender estratégias específicas, portanto, nas aulas de bateria, elas podem perfeitamente executar os movimentos necessários para o seu aprendizado, e vão aos poucos aprendendo noções de ritmo e tempo. Um grande fator envolvido nesse processo é o desenvolvimento de habilidades sociais, como a comunicação com o professor e com colegas, a externalização de sentimentos, e também a liberação de neurotransmissores como serotonina, dopamina e adrenalina (Gomes, 2010). Nas aulas de bateria, a criança tem a maturação da coordenação motora, habilidades em usar as duas mãos e os dois pés, e um forte desenvolvimento da memória muscular, que é responsável por lembrar movimentos usados para realizar alguma atividade . A bateria pode ser um coadjuvante para crianças no TEA (Transtorno do Espectro Autista), sendo uma forma não verbal para a comunicação com essa criança, um meio para interação social e para o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais (Sampaio, 2015). Sendo assim, a bateria é uma atividade na qual o professor de música, ou o musicoterapeuta, irá trabalhar com a criança e buscará um resultado gradual focando principalmente nas habilidades motoras e cognitivas, fazendo com que ela busque desenvolver novas aprendizagens e meios para a maturação psicomotora (Gomes, 2010).Downloads
Publicado
18-10-2024
Edição
Seção
Resumo Expandido
Licença
Copyright (c) 2024 Matheus Galbardi Bueno, Evelyn Cristina Fernandes, Ana Valéria Ceregato, Amanda Roberta dos Santos, Andresa Ribeiro de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo dos resumos e pôsteres é de suma responsabilidade de seu (s) autor(es), que reponde(m) pela veracidade dos dados e informações relatadas.
Como Citar
A BATERIA MUSICAL COMO COADJUVANTE PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR PARA CRIANÇAS DE 6 ANOS. (2024). Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 22. https://iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/2665