FRUTOS DA PEDAGOGIA WALDORF E UM OLHAR MAIS INTROSPECTIVO AO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Resumo
A pedagogia tradicional, mostra resultados inconscistentes quanto a formação de seus jovens ao encarar a vida que se aproxima . O referido trabalho, busca olhar a Pedagogia Waldorf, como alternativa de uma Pedagogia que viesse a formar jovens mais capazes a enfrentar a vida, sem a necessidade primária de serem medicalizados. Ancorando-se na Antroposofia, Steiner inaugura um modelo de educação que visa atender à formação de crianças e adolescentes a partir de uma concepção integral do ser humano efetivamente espelhada em uma práxis pedagógica que atua no sentido de buscar uma unidade harmônica no desenvolvimento bio-psicoemocional e espiritual do educando. Steiner (2003). Que melhor estado, de se estar pleno em alguma atividade que se realiza, para usufruir do fazer e poder ter uma sensação de fruição? Será que tal estado se faria útil ao desenvolvimento humano? A prática Antroposófica está atrelada ao autodesenvolvimento, a autoeducação, levando o Homem, ao livre pensar, proporcionando a sua libertação. Esta ciência considera o homem como união de matéria e espírito, considerando todos os aspectos da realidade humana. O desenvolvimento deve atingir uma determinada etapa, com a conseqüente maturação de determinadas funções, antes de a escola fazer a criança adquirir determinados conhecimentos e hábitos. O curso do desenvolvimento precede sempre o da aprendizagem (Vygotsky et al. 1988). Assim, cre-se que uma pedagogia, que leve em conta o ser humano como um todo, e respeite principalmente as fases de maturação cerebral quanto ao desenvolvimento neuronal, conseguiria melhores resultados em termos de preparo do jovem para a vida que se anuncia. No Brasil, a primeira escola Waldorf foi fundada em 1956, na cidade de São Paulo, sendo que há 95 escolas Waldorf reconhecidas pela Federação de Escolas Waldorf no Brasil. (Figueiredo,C.G. 2015). Para Steiner, a Pedagogia Waldorf corresponde a uma necessidade social, sendo uma resposta para desafios espirituais da humanidade atual (MIZOGUSHI, 2002; LANZ, 1986), sendo que nasceu de um período de guerras. Preocupa-me o fato da escola tradicional, conectada às novas modalidades de uso de tecnologia, e como os jovens tornam isso parte de suas vidas. A exposição excessiva ao estresse, especialmente nas fases precoces do neurodesenvolvimento, com maior sensibilidade e maior plasticidade cerebral (primeira infância), pode provocar alterações no estado homeodinâmico da resposta ao estresse e debilitar o desenvolvimento fisiológico (McCrory, Gerin, & Viding, 2017). Bastante evidente que a formação pela pedagogia Waldorf, oferece as crianças, um meio de desenvolvimento privilegiado, que culmina com jovens mais bem dotados de capacidades e que percebem o mundo bastante diferente de que jovens normais. Daí, a suposição do tema, de que estes jovens Waldorf teriam mais competências para o início da vida adulta, fica bastante evidente e traz o olhar para a importância e valor desta Pedagogia.Downloads
Publicado
18-10-2024
Edição
Seção
Resumo Expandido
Licença
Copyright (c) 2024 Rogerio Carvalho de Abreu Lima, Sônia maria Mongruel, Josemary Scos, Letícia Mongruel Lassalvia de Araújo, Ana Paolla Protachevicz
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Como Citar
FRUTOS DA PEDAGOGIA WALDORF E UM OLHAR MAIS INTROSPECTIVO AO DESENVOLVIMENTO HUMANO. (2024). Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 22. https://iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/2674