IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA AUTOIMAGEM E AUTOESTIMA
Resumo
A inteligência artificial permeia nossas vidas atualmente, moldando a forma como interagimos enquanto seres humanos, também a forma como percebemos o mundo. Ferramentas como filtros de redes sociais e assistentes virtuais, embora ofereçam conveniência e diversão, exercem uma influência significativa na autoimagem e autoestima. A exposição constante a imagens editadas e perfeitas nas redes sociais, graças aos filtros, distorce a percepção da beleza real, levando a uma busca incessante por um padrão de beleza irreal e inalcançável. Essa comparação social constante, exacerbada, pode gerar sentimentos de inadequação e baixa autoestima, assim como a exposição constante às imagens de padrões de beleza irrealistas, quais são veementemente expostos nas redes sociais como algo a ser buscado, podem contribuir para o desenvolvimento de transtornos como os relacionados a alimentação, no intuito de alcançar o corpo perfeito, ou até mesmo transtornos de ansiedade, pelo fato de estar “fora” desses padrões. Descrever aspectos negativos referentes aos impactos das ferramentas de inteligência artificial na autoimagem e autoestima, como os citados acima, estão entre os objetivos deste resumo, porém, não deixando de lado algumas medidas positivas que podem ser tomadas no intuito de amenizar e até mesmo prevenir tais impactos negativos, que as ferramentas de IA podem desencadear sobre a autoimagem e autoestima. Dentre as medidas positivas a serem tomadas, podemos destacar, o uso equilibrado de dispositivos e redes sociais, incentivando a realização de atividades off-line, que podem contribuir para amenizar a exposição a tais padrões irreais e exacerbados de beleza que podem levar a comparações sociais, causando sentimento de inferioridade. A participação de comunidades e grupos online que promovam a positividade e bem-estar e a inserção da educação digital, que pode ser realizada a partir de escolas e universidades, no intuito de preparar os jovens para lidar com as ferramentas de IA de forma crítica e consciente. O que se pode concluir referente aos aspectos trazidos acima, é que, a partir do uso consciente e moderado das ferramentas de IA, no intuito da realização de boas práticas dentro das plataformas digitais, podemos desenvolver ambientes virtuais mais saudáveis e positivos, auxiliado ainda mais no desenvolvimento de novas ferramentas e ambientes que nos proporcionem maior capacidade de interações e conexões com outras pessoas e melhor qualidade de vida, contribuindo para o desenvolvimento positivo da autoimagem e autoestima.Downloads
Publicado
18-10-2024
Edição
Seção
Resumo Expandido
Licença
Copyright (c) 2024 Aline Do Nascimento Pereira, Ricardo Dzierva, Thais Dos Santos Carneiro, Edimara Gomes Rambo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo dos resumos e pôsteres é de suma responsabilidade de seu (s) autor(es), que reponde(m) pela veracidade dos dados e informações relatadas.
Como Citar
IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA AUTOIMAGEM E AUTOESTIMA. (2024). Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 22. https://iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/2689